sexta-feira, 22/11/2024
Banner animado
InícioDicas & Receitas10 dicas para deixar de fumar

10 dicas para deixar de fumar

Banner animado

10 dicas para deixar de fumar

Já tentou mas não conseguiu? Aqui fica um dado importante: em média, apenas 5 por cento dos fumadores consegue deixar à primeira. A taxa de sucesso cresce à medida que aumentam as tentativas por isso, se voltou a fumar, não desista: tente de novo.
A nicotina é uma droga tão aditiva como a heroína ou a cocaína, ainda que o efeito do seu consumo possa ser menos invasivo, a nível social, do que as chamadas ‘drogas pesadas’.
Além da adição física, o tabaco impõe uma forte dependência emocional já que dá a ilusão de refúgio em momentos de stress. Por isso, para deixar de fumar é tão ou mais importante gerir a parte emocional como a parte física.
E os benefícios são inúmeros: a saúde melhora, o aspeto físico também, o seu corpo, roupa e casa ficam a cheirar melhor e até mesmo a carteira fica mais saudável. Uma vez que deixar de fumar evita doenças graves (entre elas as doenças cardiovasculares e o cancro de pulmão) e mortes precoces, esta decisão tem também um efeito fundamental a nível familiar, económico e social.
A boa notícia é que hoje em dia os fumadores têm mais ferramentas do que nunca para os ajudar a deixar de fumar. Na semana em que se assinala o Dia do Não Fumador (17 de Novembro)…
… Aqui ficam 10 dicas para o ajudar a deixar de fumar:
1.– Tome a decisão de deixar de fumar, escolha datas e prazos (de preferência aponte para momentos da sua vida em que esteja calmo e sem grande stress, como as férias), prepare-se para lidar com a abstinência do fumo e da nicotina.
2.- Vá reduzindo o consumo: defina (cada vez mais) espaços e momentos em que não fuma – no carro, a andar, em casa, ao pequeno-almoço, etc. Quanto mais áreas livres de fumo criar, mais fácil será dizer não de vez.
3.- Vá a uma consulta de cessação tabágica. As consultas são gratuitas e além de uma avaliação do estado dos seus pulmões, oferecem um plano de cessação prescrevendo também adesivos e/ou pastilhas de nicotina.
4.- Pratique desporto: por incrível que pareça, o exercício físico tem um efeito no cérebro semelhante à nicotina – gera dopamina causando sensação de prazer e relaxamento sem o efeito nocivo do tabaco. Além disso, enquanto faz exercício não fuma, o que por si só já é uma vantagem.
5.- Assine um ‘coach’ online que o ajuda no processo, com informação e mensagens de incentivo.
6.- Evite situações (e, sim, também pessoas – pelo menos numa primeira fase) que o impelem a fumar: saídas à noite, jantares com amigos, café a meio do trabalho (opte por um chá ou outra bebida e leve consigo a chávena para junto dos fumadores a fim de fazer também o seu intervalo laboral)
7.- Tente terapias alternativas. Há ex-fumadores que conseguiram interromper o vício com a ajuda de terapias como a hipnose, a acupuntura ou a eletroterapia (micro choques elétricos). Em Portugal todas estas terapias estão disponíveis.
8.- Melhore a sua alimentação. Vários estudos sugerem que alimentos saudáveis – como fruta, vegetais e alimentos ricos emómega 3 – reforçam a independência física da nicotina.
9.- Aprenda a respirar: inalar e exalar de forma correta faz com que o cérebro fique com mais oxigénio e desacelera o ritmo cardíaco, permitindo atingir facilmente uma sensação de relaxamento, ajudando a lidar com o stress das recaídas. Há vários sites online que ensinam técnicas de respiração mas práticas como o yoga e a meditação também ajudam.
10.Inspire-se nos outros e peça conselhos: tem com certeza amigos ou familiares que já foram fumadores pesados e que conseguiram deixar. Fale com eles, peça-lhes conselhos. E lembre-se: se não conseguiu deixar à primeira não desista de tentar novamente! Postada por JL Pindado Verdugo
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes