quinta-feira, 21/11/2024
Banner animado
InícioGeralCiência e TecnologiaMinistro Afif lança Empresômetro da MPE

Ministro Afif lança Empresômetro da MPE

Banner animado

O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif, lançou na terça-feira 18, em Brasília, o Empresômetro MPE. A partir de agora, as estatísticas relativas a abertura e fechamento das micro e pequenas empresas e do Simples Nacional serão exibidas em tempo real, discriminadas por cidade, estado e atividade econômica. A ferramenta foi apresentada durante a 24ª Plenária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O contador, que pode ser acessado em dois endereços, também vai identificar a localização de todos os empreendimentos ativos no país. Veja os links, abaixo:

www.forumpermanente.smpe.gov.br

empresometro.cnc.org.br

Para o ministro Guilherme Afif, o Empresômetro vai garantir mais transparência nos dados referentes às MPEs e produzir informações mais sólidas para a formulação de novas políticas públicas para o setor. “Vamos aferir o que acontece no empreendedorismo das MPEs, setor por setor. Os números vão incentivar uma “competição saudável” do empreendedorismo nacional e gerar ainda mais emprego e renda, pois política pública de qualidade é aquela capaz de gerar emprego e renda. Esse é o nosso foco”.

O Empresômetro, ferramenta desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) especialmente para a CNC e a SMPE, contém estatísticas das MPEs e do Simples Nacional, com mais de 13 milhões de empreendimentos cadastrados, o sistema mostra que cerca de 4 mil novas micro e pequenas empresas por dia em 2014. São Paulo é responsável por mais de um quarto delas, com média diária de 1.108 inaugurações. Na sequência aparecem Minas Gerais (411) e Rio de Janeiro (348). O segmento de vestuário e acessórios lidera o ranking de segmento com mais micro e pequenas empresas em atividade, seguido pelo varejo de alimentos e por lanchonetes e similares.

O ministro Guilherme Afif aproveitou a última reunião do Fórum em 2014 para fazer um balanço das importantes conquistas alcançadas durante todo o ano. “No final de 2013 fizemos uma reunião no Congresso, colocando como nossa meta maior a aprovação da Lei Geral. De lá para cá, visitamos 20 estados com a Caravana da Simplificação para solidificar esse projeto e conseguimos a aprovação da Lei 147 por unanimidade na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Conseguimos garantir 81 novos pontos de extrema importância para mudar a vida do microempreendedor. E queremos avançar mais”, destacou Guilherme Afif.

O presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, destacou as mudanças do Simples como um dos maiores avanços às micro e pequenas empresas na última década. “A universalização do Simples onde o único critério é o teto de faturamento é uma vitória ao empreendedorismo do País”, destacou.

O evento contou com a presença do presidente da Fecomércio e vice-presidente da CNC, Adelmir Santana, o consultor da Presidência da CNC, Roberto Nogueira Ferreira e o secretário de Competitividade e Gestão da SMPE, Carlos Leony Fonseca da Cunha, além de integrantes e convidados do Fórum Permanente e da CNC, autoridades, representantes dos Fóruns Estaduais, de instituições e órgãos públicos, do Sebrae e das entidades de representação e apoio ao segmento empresarial, além do empresariado local.

Presidência da República regulamenta Forum das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

Foi publicado no Diário Oficial da União desta terça, 18/11, o Decreto Nº 8364, que regulamenta o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Com a publicação, farão parte do Fórum instituições e órgãos governamentais federais, entidades privadas (MPEs) nacionais e os fóruns estaduais. O novo regimento será submetido à consulta junto aos órgãos e entidades participantes do Fórum e o texto final deverá ser aprovado em breve.

A Presidência da República, por meio do Decreto nº 8.364, de 17 de novembro de 2014, regulamentou o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

O Fórum é uma instância consultiva governamental federal responsável por tratar dos aspectos não tributários relativos ao tratamento diferenciado e favorecido dispensado às Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Sua presidência será exercida pelo Ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos.

O objetivo da providência é encaminhar à Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República propostas que garantam o tratamento favorecido e diferenciado a ser dispensado às ME e EPP.

Dentre os principais propósitos do fórum estão a criação e alteração de leis, normas e sistemas de informação; a gestão de canais de comunicação da administração pública direta e indireta; o aperfeiçoamentos de ações e projetos governamentais e não governamentais, a integração entre instituições, órgãos do Governo federal e entidades que atuem nesta área; e a implantação e desenvolvimento de fóruns regionais que mantenham integração com o fórum permanente.

Com a implementação da instância consultiva serão convidados a participarem do grupo instituições e órgão governamentais federais, fóruns regionais das microempresas e de pequeno porte dos estados e entidades de apoio e representação nacional deste segmento.

Fonte: affif.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes