Início NEGOCIOS & CIA MP 653/14: farmacêuticos e estudantes realizam protesto em Cuiabá

MP 653/14: farmacêuticos e estudantes realizam protesto em Cuiabá

194
0
Google search engine

Se aprovada a MP 653/14, farmácias e drogarias de pequeno porte anão serão mais obrigadas a contratar um farmacêutico.

Do G1 MT

                      Farmacêuticos, estudantes e representantes da categoria protestaram na quarta-feira (19), em Cuiabá, contra uma medida provisória que devia ser votada na quarta-feira  no Senado Federal. Caso seja aprovada, as farmácias e drogarias classificadas como micro e pequenas empresas não serão mais obrigadas a contratar um farmacêutico.

                  Refletindo a insatisfação com a medida provisória, a categoria se reuniu em frente à Prefeitura Municipal para a manifestação. Além do Conselho Regional de Farmácia (CRF-MT) e do Sindicato dos Farmacêuticos  de Mato Grosso, alunos e professores do curso de farmácia são contra a medida que prevê a flexibilização do cargo de farmacêutico nas farmácias e drogarias de todo o país.

                    A medida aponta que não há profissionais farmacêuticos suficientes para atender todas as farmácias e drogarias no âmbito nacional. Porém, a secretária geral do CRF-MT, Tânia Trevisan, contesta a informação. “Hoje em Mato Grosso temos mais de 3.500 profissionais registrados no Conselho Regional de Farmácia, ou seja, aptos a estarem exercendo a atividade profissional. Em contraponto, há mais ou menos duas mil empresas”, relatou.

                Uma lei publicada em agosto do ano passado determina a obrigatoriedade do profissional da área nas farmácias durante o atendimento ao cliente. A medida que deve ser votada, não obrigará as farmácias e drogarias classificadas como micro e pequenas empresas a contratarem um profissional. O que gera um desconforto quando assunto é falta de emprego.