“Apenas uma dose da vacina não garante a imunização contra o HPV. Portanto, é indispensável tomar a segunda dose seis meses após a primeira, para que a vacina obtenha efeito. Para as meninas que já tomaram a primeira dose, é fundamental não esquecer a data da segunda dose. Vale lembrar que a vacina não protege somente contra o HPV. Existem estudos que comprovam que ela também diminui o risco de desenvolvimento de outros tipos câncer”, explica Rogério Nunes, Coordenador da Atenção Básica da Secretária Municipal de Saúde.
O HPV pode agir sem você perceber, e o vÃrus pode ficar presente no corpo sem apresentar sintomas, e muitas vezes é detectado por acaso, em exames de rotina ou quando aparecem alguns sintomas, como verrugas na pele e nas mucosas.
A faixa etária para a vacinação contra o HPV será ampliada gradativamente. Até 2020 a meta é abranger os meninos de 9 a 13 anos. Além do HPV, foram feitas outras mudanças no calendário vacinal, por isso é importante que os pais procurem uma unidade de saúde com a carteira de vacinação da criança.
Em ColÃder a expectativa da Secretaria de Saúde é imunizar 80% do público alvo.