Secretaria aguarda laudo técnico para confirmar a causa de óbito de adolescente.
         A Secretaria Municipal de Saúde informa que infelizmente foi registrado no final de semana, o primeiro caso de óbito suspeito de estar relacionado ao agravamento por dengue. Um adolescente de apenas 14 anos de idade deu entrada no hospital regional de ColÃder com sintomas avançados da doença.
        O secretário de saúde, Rafael Bosco, afirma que não existe surto de dengue na cidade e aguarda um laudo técnico do LACEN/MT – Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso. “Por enquanto suspeitamos de que o agravamento da doença possa ter sido a causa do óbito. Enviamos o soro para Cuiabá. Temos que aguardar em torno de 20 a 30 dias para realmente podermos afirmar se a causa mortis do adolescente foi decorrente da dengue ou nãoâ€, explica o secretário.
          Rafael ainda explica que ações para combate e controle do mosquito da dengue foram intensificadas. “A Secretaria lamenta profundamente o ocorrido, e ratifica que foi realizado durante toda esta terça-feira, um bloqueio, com aplicação do inseticida, em todo o bairro Jardim Universitário, onde o paciente morava. Ressaltamos que ações de combate não tem efeitos se a população não fizer parte delaâ€, ConcluÃ.
Na próxima semana, os agentes de saúde e os de endemias, irão fazer visitas domiciliares para orientar e alertar a população sobre como eliminar os criadouros do mosquito. Proprietários de terrenos abandonados ou com focos do mosquito da dengue serão notificados.
São ações eficazes no combate ao mosquito: manter caixas d´água, toneis e latões fechados; manter calhas, canos e ralos desentupidos; colocar areia nos pratinhos de vasos de plantas; limpar semanalmente com escovação os bebedouros e potes dos animais de estimação; manter garrafas vazias de gargalo para baixo; os pneus devem ser furados ou mantidos cobertos; colocar em lixeira com tampa objetos que possam acumular água, como embalagens usadas, tampas, potes, copos e latas vazias.Â