Segundo prefeito, a intenção é valorizar a pátria e fortalecer a cidadania. Diretora se diz preocupada com a carga horária que é obrigatória.
  Foto ilustrativa / Folha de Colider
     O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), decretou no inÃcio de fevereiro que os alunos das escolas municipais da capital cantem ao menos uma vez por semana os hinos nacional Brasileiro, de Mato Grosso e o de Cuiabá. Segundo o prefeito, o objetivo é valorizar a pátria, fortalecer a cidadania e a cultura local.
      Os diretores das escolas municipais apoiaram o projeto. No entanto, alegam preocupação com o tempo em que o canto dos hinos pode levar. A diretora de uma escola municipal, Dilza de Souza Silva, explica que a preocupação é com a carga horária que é obrigatória aos alunos.
      “A escola tem que cumprir 200 dias letivos de aula, com o mÃnimo de 800 horas. Cada execução de hino pode durar aproximadamente 20 minutos com as crianças”, afirmou.
Para o prefeito, a execução dos hinos durante uma vez por semana não irá atrasar o ano letivo. “O decreto determina a execução uma vez por semana. Cada hino leva no máximo quatro minutos, não vai atrasar o ano letivo, não vai atrasar nenhuma aula e não vai prejudicar o desempenho dos nossos alunosâ€, disse.
Os pais dos alunos também apoiam o decreto para que os filhos conheçam um pouco mais da cultura local. O funcionário público Calebe Miguel da Paixão afirma que o hino irá ajudar o desenvolvimento dos alunos como cidadão.
“Tem que ensinar as crianças desde pequenas a cumprir com os deveres civis. Acho que isso será bastante interessante para as nossas crianças”, explicou. Os alunos das escolas municipais afirmam que não são contra o decreto, mas que será preciso estudar a letra dos hinos municipal e estadual.
“Só sabemos o hino nacional, porque o hino de Cuiabá e Mato Grosso nunca cantamos, então é bom aprendermos”, disse o aluno Hauan de Figueiredo.