Desde que assumiu o cargo de Secretária de Assistência Social no municÃpio de ColÃder, Ana A. Tomiyoshi tem feito planejamentos da secretaria para 2017. O principal objetivo é a realização de projetos inovadores que visam contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva.
       Um dos maiores desafios segundo a secretária, é ocupar todos os espaços voltados aos projetos sociais, que oferecem atividades extracurriculares e cursos de qualificação profissional e de promoção social, preparando a comunidade de forma geral para o mercado de trabalho.
        A Secretária Ana Tomiyoshi tem buscado as devidas parcerias para a realização de novos cursos e aprimorar os que já são oferecidos. Nesse sentido, começou por qualificar a suas equipes de trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS e CREAS em parceria nesse momento com o SENAR, via Sindicato Rural de ColÃder.
       Para Ana, é fundamental priorizar a população de baixa renda nesse programa de qualificação, valorizando ideias e oportunizando o conhecimento para que esse público se emancipe economicamente e socialmente na perspectiva de promover sua inclusão social .
       “Temos como objetivo amparar pessoas que de alguma forma não tem total acesso à s polÃticas públicas no municÃpio, principalmente na saúde e na educação básica. Promover cidadania é isso, é ajudá-los a resolver problemas ligados à educação, habitação, emprego e saúde. A assistência social tem que ser voltada para a promoção do bem-estar das famÃlias que vivem ainda numa condição vulnerável no municÃpio de ColÃder†concluiu.
       A secretária também tem feito visitas à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social – SETAS/CUIABÃ/MT para solicitar aporte financeiro para os projetos. Na ocasião da visita a SETAS, ela se reuniu com o Secretário da pasta da Assistência Social do Estado, Max Russi e ainda participou do Seminário Desafios da Assistência Social 2017, promovido pela Associação das Primeiras Damas de Mato Grosso.
          O objetivo da audiência, segundo a Secretária, foi protocolar projetos sociais para atender as instituições cadastradas junto aos Conselhos de Direitos (CMDCA/CMAS) da secretaria, como a Casa Lar, Casa da Sopa, APAE, CUFA, Associação de Catadores, Sociedade São Vicente de Paulo e a implantação de programas e serviços para oferecer à s famÃlias de baixa renda do municÃpio.
         A secretária lançará na segunda quinzena de março o Programa de Qualificação, Projetos e Serviços a ser oferecido para o público da polÃtica de assistência social de ColÃder.