(Gcom)
      O secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, recebeu a quinta-feira (02.03) um grupo de nove jogadores de beisebol da Universidade de Nittai, em Tóquio. A visita teve como objetivo estreitar a relação diplomática entre Brasil e Japão, assim como o incentivo à prática e desenvolvimento desse esporte no Estado.
     “O Governo do Estado tem um respeito enorme pelo povo japonês e fazemos questão de recebê-los bem. A vinda deles, ou dos que aqui vivem, sempre proporciona a troca cultural e a continuidade de parcerias em campeonatos e na Feira Internacional do Japãoâ€, salientou Paulo Taques.
       O grupo realiza entre os meses de fevereiro e março oficinas de beisebol denominada Brazil Tur, que ensina a modalidade gratuitamente para crianças carentes de Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso, onde foram atendidas 150 crianças que participam de projetos sociais nas cidades de Cuiabá e Cáceres.
    Para vir ao Brasil ministrar as aulas, os universitários contam com incentivo do governo japonês, por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), órgão do responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) que apoia o crescimento e a estabilidade sócio-econômica dos paÃses em desenvolvimento com o objetivo de contribuir para a paz e o desenvolvimento da sociedade internacional.
       Esta é a quarta visita dos jogares ao Brasil, que sempre fazem questão de passar por Mato Grosso, conforme lembrou o presidente da Federação Mato-grossense de Beisebol e Softbol, Yuji Izawa.
“Eles têm uma ligação muito forte com este Estado, principalmente com o governo, que na pessoa do secretário Taques, sempre foi um elo entre o poder público e a comunidade japonesa de Mato Grosso, cuidando e dando a atenção necessária. Sempre que chegam ao Brasil, fazem questão de vir aqui trazer uma lembrançaâ€, afirmou Izawa.