segunda-feira, 27/01/2025
Banner animado
InícioNotíciasPolíticaRica parabeniza as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, mas lamenta a...

Rica parabeniza as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, mas lamenta a violência e a discriminação

Banner animado

DA ASSESSORIA DE IMPRENSA

     VEREADOR RICA MATOS         O dia é todo delas. O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (8/03), defende a garantia de respeito e de direitos integrais a todas. Algumas leis encorajam as mulheres a lutar, a se proteger e a denunciar. O grande avanço trazido pela Lei Maria da Penha foi a criminalização da violência contra a mulher e o endurecimento das penas.

               Mas o presidente da Câmara de Colíder, Rica Matos (PSD), lembra que os números mostram que a mulher ainda é vítima. O Brasil é o 5º país com mais mortes de mulheres no Mundo. A cada 12 minutos uma mulher é estuprada. Uma em cada três brasileiras com 16 anos ou mais foi espancada, xingada, ameaçada, agarrada, perseguida, esfaqueada, empurrada ou chutada nos últimos 12 meses, conforme pesquisa do Datafolha.

             “Portanto, o Dia da Mulher deve ser comemorado, mas ainda há muito o que evoluir. Apesar de a lei ser um mecanismo importante em defesa da mulher, ela também enfrenta problemas de fiscalização de seu cumprimento”, comenta o vereador.

HOMENAGEM

            Para Rica Matos, o 8 de março é uma oportunidade de lembrar das conquistas, mas que a mulher ainda tem à sua frente muitos obstáculos a serem vencidos. Na noite desta quarta-feira (8), a partir das 19 horas, o Legislativo realiza uma sessão solene como forma de reconhecer a importância da mulher.

              “Não poderíamos deixar de realizar esta homenagem às mulheres da nossa cidade. É uma forma de enaltecimento por tudo que representam: a garra, a força e a coragem que possuem. Nesta atual legislatura temos duas vereadoras, a Dóris Sguizardi (DEM) e a Edina Martins (PT). E isso nos orgulha muito, porque as mulheres estão representadas no nosso parlamento. São duas vozes ativas para lutar por projetos que possam trazer ainda mais dignidade para a vida das mulheres colidenses”, enfatizou Rica Matos. 

              O presidente também parabeniza todas as colaboradoras da Câmara de Colíder. “Além das vereadoras Dóris e Edina, hoje, o dia especial para todas as mulheres que trabalham aqui no Parlamento e que nos ajudam diariamente. Parabéns a todas! Parabéns Dóris, Edina, Beti, Simone, Dienifher, Eliana, Sonia Mendes, Sonia Maria, Marilda, Edineuza, Maria de Fátima, dona Glória, Cristina, Katia e Emanoela. Vocês são fundamentais para o sucesso desse Legislativo. Parabéns a todas as mulheres de Colíder”, enaltece Rica Matos.

A LEGISLAÇÃO

             A lei nº 11.340/2006 estabelece que violência doméstica (física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral) é crime e prevê que a Justiça conceda medidas para garantir a proteção das vítimas, em até 48 horas após a notificação –o que não acontece em muitos casos.

                Algumas dessas medidas de proteção são: afastamento do lar; limite de aproximação e proibição de contato com a vítima, familiares e testemunhas; proibição de presença em determinados lugares e restrição de visitas aos dependentes menores.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes