Início CIDADANIA PARLAMENTO MIRIM: Projeto inicia atividades da oitava legislatura

PARLAMENTO MIRIM: Projeto inicia atividades da oitava legislatura

95
0
Google search engine

PARLAMENTO MIRIM 2017

  Presidente Botelho recebe deputados do Parlamento Mirim (Foto: Maurício Barbant/ALMT)

Por MAÍRA NIENOW / Secretaria de Comunicação

          Os estudantes que compõem a 8ª Legislatura do Parlamento Mirim realizaram ontem (30) sua primeira atividade. Com uma programação que durou o dia todo, os jovens conheceram um pouco da estrutura, da história e do trabalho da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Com mais de cem projetos inscritos, o Parlamento Mirim chega à sua oitava edição com um número recorde de participação e apresenta mudanças importantes, como o tempo de mandato dos jovens parlamentares, que passou de um para dois anos, e o aumento de municípios participantes na composição do desta legislatura. Além de Cuiabá e Várzea Grande, este ano participam alunos de Alto Paraguai, Diamantino, Acorizal, Rosário Oeste, Poconé, Sinop, Jangada, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antonio de Leverger. Destes, oito são de escolas particulares e 16 de escolas públicas.

PARLAMENTO MIRIM 2017 2

            “Esse é um projeto importante para promover a cidadania. As mudanças ocorreram para que essa vivência possa ser aprofundada e para que mais estudantes conheçam como funciona o Poder Legislativo”, explica o coordenador do projeto, Eder Dourado. Durante esses dois anos os estudantes vão receber palestras e acompanhar algumas atividades da AL, visitar e conhecer alguns órgãos públicos do estado, além de viajarem a Brasília para conhecer o Congresso Nacional.

               Bruno Lanzarine da Silva é aluno da Escola Estadual Castro Alves, localizada dentro de um assentamento rural no município de Diamantino, e fala com satisfação da oportunidade de fazer parte do Parlamento Mirim e aprender sobre a função da Assembleia e como funciona a criação das leis. “Às vezes as pessoas têm propostas boas que contribuem positivamente com a cidade e a vida da população, mas não acreditam que possam realizá-lo simplesmente porque desconhecem como funciona”, ressalta o estudante. Bruno apresentou um projeto solicitando a cobertura da quadra esportiva da escola em que estuda.

                O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (PSB), recebeu os parlamentares mirins e, em seu discurso de boas-vindas, relembrou sua carreira como educador com relevância da experiência pela aula de cidadania. “Essa é uma oportunidade para esses jovens conhecerem o Parlamento, entender a função dos deputados e compreender a importância do trabalho do Legislativo para garantir o exercício da democracia e o equilíbrio entre poderes”, destacou.

                 Desenvolvido pela Superintendência de Planejamento Estratégico em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), o projeto tem como meta proporcionar a vivência do processo democrático, despertar o interesse pela política e levar o conhecimento sobre o funcionamento do Poder Legislativo aos jovens, conforme destacou o superintendente, Joselito de Paula.

                 Para a coordenadora pedagógica Susam Meira de Moura, da Escola Estadual Maria Helena de Araújo Bastos, de Poconé, trata-se de oportunidades que reforçam o trabalho de formação realizado pelas escolas. “Precisamos de pessoas que acreditem que podem fazer a diferença. Como educadora, tenho a responsabilidade de fomentar essa confiança nos jovens levando informação e conhecimento e um projeto como esse nos permite trabalhar com os alunos orientando e explicando a importância da participação de cada um nas discussões que orientam as decisões políticas dos poderes que governam, legislam e fiscalizam. Com isso, ajudamos a formar cidadãos conscientes e transformadores sociais”.