

    IndÃgenas, na sua maioria mulheres, bloqueiam a MT/320, no trevo da entrada  de Colider, mais precisamente na frente  do Atacado Machado. Dentre as reivindicações que são inúmeras, está a regularização do atendimento no Hospital Regional de Colider, Segurança Pública e a situação precária de trafegabilidade da referida rodovia.
              A princÃpio a informação que saiu na rede social era que além dos indÃgenas  moradores colidenses(brancos) estariam neste manifesto juntamente com o  Ãndios Kayapós,  mas quando lá estivemos havia só  os indÃgenas, onde um grupo de mulheres munidas de “cacetes†investia em cima de quem tentava furar o bloqueio da pista, feitos com  pneus e outros.
      Â
       Vale salientar que por volta das 15h já era grande a fila de veÃculos grandes e pequenos de ambos os lados da rodovia, sendo que alguns pequenos veÃculos já estavam pegando desvio anterior ao bloqueio sentido Alta Floresta e ou Colider, saindo nas imediações da TV PiraÃba. Porém a estrada oferece condição de passagem apenas para veÃculos pequenos.  Não nos informaram quanto tempo durará o manifesto.
  Â
     Também as mulheres indÃgenas vêm há muito sofrendo as mais sérias consequências pela falta da realização de partos no Hospital Regional de Colider, e em outras ocasiões(fotos), já participaram de passeatas pedindo solução para o problema.
Da redação Folha de Colider











