OPERAÇÃO DANÃRIUS
PolÃcia Federal investiga tráfico internacional
Simone Ishizuka, repórter do GD
Â
           Cinco cidades de Mato Grosso são alvos da Operação Danarius, deflagrada na manhã desta terça-feira (02) pela PolÃcia Federal (PF). A ação ocorre simultaneamente em outros 5 estados, em que a organização criminosa que promove o tráfico internacional de drogas tem ramificações.
           Os entorpecentes vinham do Peru e da BolÃvia para serem transportados para a Europa. A base do bando ficava localizada na cidade de Umuarama, no Paraná. Cerca de 180 agentes da PF participaram da ação que teve como alvo as cidades de Itaúba, Nova Santa Helena, Alta Floresta, Nova Canaã do Norte e ColÃder.
Além de Mato Grosso e Paraná, policiais cumprem as investigações nos Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rondônia. No total, foram deflagrados 13 mandatos de prisão, condução coercitiva contra 16 pessoas, 42 mandados de busca e apreensão de bens e 39 domiciliar.
Dentro deste número, 37 são para veÃculos e motocicletas. Operação Danarius – Desde fevereiro deste ano, agentes federais deram inÃcio à s investigações após confirmarem que um pecuarista, residente da cidade de Umuarama (PR), recebia altas quantidades de carregamentos com cocaÃna, vindos do Peru e da BolÃvia.
Além dele, outros envolvidos do bando, que são da cidade de Londrina (PR), Alta Floresta (MT), São Paulo (SP), Amambai (MS), Rio Acima (MG) e Arquimemes (RO), ajudavam no transporte da droga para a Europa – principalmente para a Espanha -, escondidas em meio à s madeiras enviadas através de containers de Porto Velho (RO). A Operação foi batizada de “Denarius”, que significa dinheiro em latim.