A prefeitura de ColÃder providenciou transporte e custeia despesas de alojamento e alimentação. Os pacientes encaminhados passarão por exames oftalmológicos e os que necessitarem farão cirurgia de catarata e pterÃgio. Quem faz a cirurgia, tem que ficar por alguns dias no municÃpio.
      Ontem, primeiro dia da Caravana, foram realizados 3.585 procedimentos oftalmológicos, entre eles os exames necessários para detecção de catarata e outras doenças oftalmológicas.
      Deste número, 925 agendamentos cirúrgicos já foram realizados, sendo 773 de catarata, 114 de pterÃgio e 38 yag lasers. Os procedimentos cirúrgicos começam a ser realizados na quinta-feira (08.06), nas carretas cirúrgicas instaladas no local do evento. De acordo com o credenciamento do evento, 1.694 pessoas passaram pelo local, entre pacientes, acompanhantes, voluntários, autoridades e organização.
“Já esperávamos um grande contingente de pessoas no primeiro dia de atendimentos, já que é tradicional além dos agendados, atendermos a demanda livre do municÃpio. Graças a Deus ocorreu tudo dentro do esperado e já estamos nos preparando para atender os pacientes dos outros municÃpios a partir de amanhã”, avaliou o coordenador-geral da Caravana e secretário de Estado do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira.
Nesta quarta-feira (07.06) começam a ser atendidas as primeiras caravanas dos outros municÃpios beneficiados pela iniciativa, entre elas Nova Monte Verde, ParanaÃta, Carlinda e a anfitriã do evento, Alta Floresta. Nos demais dias, os municÃpios de Apiacás, ColÃder, Itaúba, Marcelândia, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita e Nova Santa Helena também receberão atendimento.
Â