quarta-feira, 22/01/2025
Banner animado
InícioNotíciasJustiça e VocêSilval Barbosa desiste de depoimento e vai confessar crimes em julho

Silval Barbosa desiste de depoimento e vai confessar crimes em julho

Banner animado

Defesa de Silval afirma que não trabalha com estratégia de delação

 FOLHAMAX

ReproduçãoSILVAL PRESO

                O ex-governador Silval Barbosa (PMDB) desistiu de prestar novo depoimento na ação penal relativa a 1ª fase da “Operação Sodoma”. O depoimento estava agendado para o próximo dia 13 de junho, e havia grande expectativa de que ele iniciasse a confissão de crimes.

     O advogado Délio Lins e Silva, que atua desde o mês passado na defesa do ex-governador, informou que Silval fará um depoimento no dia 5 de julho, na ação relativa a 4ª fase da “Operação Sodoma”.

                 “Achamos desnecessário esse depoimento agora. No depoimento de julho, ele vai falar de todos os fatos que tem conhecimento e são investigados na Operação Sodoma”, explicou.

                     O jurista negou que o adiamento tenha relação com algum acordo de colaboração premiada que o ex-governador esteja articulando com o Ministério Público. “Não trabalhamos com a estratégia da delação. O meu cliente vai fazer confissões daquilo que tem conhecimento, apenas”.

              A ação penal da 1ª fase da “Operação Sodoma” apura um esquema de fraude na concessão de incentivo fiscal do Grupo Tractor Parts. Em troca do benefício, o empresário João Batista Rosa pagou cerca de R$ 1,8 milhão em propina ao grupo político do ex-governador.

              A operação foi deflagrada em setembro de 2015, com a prisão do ex-governador e os ex-secretários Pedro Nadaf (Casa Civil) e Marcel de Cursi (Fazenda). Porém, este mandado de prisão já foi revogado pelo Supremo Tribunal Federal.

              Já a quarta fase da operação, deflagrada em setembro de 2016, apura um esquema de desvio de recursos na desapropriação da área correspondente ao bairro Jardim Liberdade. Silval é acusado de ter se beneficiado de R$ 10 milhões para pagar dívidas com um empresário de Cuiabá.

           Confissões

             Desde abril deste ano, o governador anunciou que passaria a fazer confissões de crimes dos quais tenha participado ou conhecimento. Inclusive, ele trocou a banca de advogados que o acompanhava desde o início das investigações de corrupção em sua gestão.

               Porém, desde que anunciou a nova estratégia, ele ainda não prestou nenhum depoimento a juíza Selma Rosane Santos Arruda, da 7ª Vara Criminal. A expectativa agora é de que as confissões ocorram no dia 5 de julho.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes