Cultura
   O Ministério da Cultura (MinC) e instituições vinculadas estão com 18 editais e processos seletivos em andamento até julho. Com critérios objetivos e transparentes, esses processos são uma maneira eficaz e direta de implementar polÃticas públicas na área cultural.
         O público que pode se inscrever é bastante variado: vai de consultores em patrimônio a núcleos criativos da área audiovisual. Há temas como direção de museus; literatura musical; aplicativos e jogos voltados à poesia; acessibilidade e inclusão em bibliotecas; tradução e publicação de obras de autores brasileiros no exterior; e culturas populares.
São editais, chamadas públicas, premiações, concursos e convocatórias, entre outros.
Oportunidades
As oportunidades abrangem, inclusive, seleção de editoras estrangeiras e de paÃses de lÃngua portuguesa que desejam traduzir e publicar obras de autores brasileiros. Já a parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) oferece seleção de consultor especializado.
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) está com oportunidades para o I Concurso Itamaraty de Composição Musical. As inscrições vão até 30 de junho.
Até o dia 30 de junho também há inscrições para estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes pública e privada de ensino participarem do Prêmio Literário Ferreira Gullar.
O Edital Culturas Populares segue com inscrições abertas até 28 de julho. Serão premiadas 500 iniciativas que fortaleçam as expressões culturais populares brasileiras. Já a 2ª edição do estágio do Programa Iberbibliotecas está com inscrições abertas até 21 de julho.
Ibram e Iphan
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) está com inscrições abertas para selecionar candidatos para ocupar o cargo comissionado de diretor do Museu da Inconfidência e do Museu Solar Monjardin, ambos administrados pelo instituto.
O Instituto do Patrimônio Histórico e ArtÃstico Nacional (Iphan), entidade vinculada ao MinC, abre inscrições, até o dia 5 de julho, para a 30ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2017.
Ancine
Estão abertas, até o dia 16 de junho de 2017, as inscrições para o Credenciamento de Jurados em Audiovisual. A Ancine também oferece oportunidades para Chamadas Públicas Prodecine, Prodav e para credenciamento de profissionais do mercado audiovisual.
Além disso, a agência também abre inscrições para governos estaduais manifestarem seu interesse em ação conjunta dirigida à construção e à implantação de complexos cinematográficos em municÃpios desprovidos desse serviço.
Seguindo com a proposta de nacionalização do audiovisual, também estão abertas as inscrições para a Chamada Pública Ancine/FSA 01/2017 – Arranjos Financeiros Estaduais e Regionais.Â