Início CIDADANIA PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO: quatro alunas mato-grossenses estão na fase final

PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO: quatro alunas mato-grossenses estão na fase final

102
0
Google search engine

Divulgação do resultado da seleção final, realizada pela Câmara dos Deputados, será no dia 14 de agosto

Imagem divulgação

PARLAMENTO JOVEM FOTO - PRE SEL
Viviane Saggin | Seduc-MT

      O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) anunciou a lista dos estudantes pré-selecionados para a 14ª edição. Mato Grosso conta com quatro alunas concorrentes. Os projetos foram enviados para Brasília para a seleção e a escolhida representará o Estado na Câmara de Deputados por um ano no cargo de deputada jovem. 

As estudantes Maria Aparecida de Oliveira e Maria Júlia Faleiros Alcântara concorrem pela Escola Estadual São José do Rio Claro, do município de São José do Rio Claro.  As outras duas pré-selecionadas são Mariana Silva do Bom Despacho e Thaciana Lemes Pereira, que concorrem pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), do município de Pontes e Lacerda.

A ementa da estudante da rede estadual Maria Aparecida estabelece um plano anual para valorização da vida entre os jovens e institui o Dia Nacional de Combate ao suicídio. Já Maria Júlia propôs a realização, em âmbito escolar, de ações que valorizem a diversidade.

Mariana desenvolveu uma ementa que Institui o Programa Nacional de Educação no Sistema Prisional (PNESP) em todos os estabelecimentos penais brasileiros, cria mecanismos para ampliar e qualificar a oferta de educação e ressocialização dos detentos, o resgate à sua cidadania, tornando-se obrigatório o ensino fundamental, médio e, caso queira, ensino superior.

A colega Thaciana propôs um Programa Nacional de Apoio aos Portadores de Microcefalia (PNAPM) – uma má-formação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada – em todos os municípios brasileiros. Cria mecanismos para ajudar e amparar as famílias que tem em suas residências contém alguém com essa condição, gratuitamente, dando ajuda a estas famílias financeiramente e psicologicamente.

A divulgação do resultado da seleção final, realizada pela Câmara dos Deputados, será no dia 14 de agosto.

O programa

A responsável pelo programa na Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Telma Regina Oliveira, explica que o PJB é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens. 

Para participar o candidato precisa desenvolver um projeto, pensando na realidade do país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de propostas de lei, sobre qualquer tema.

“Ao todo são selecionados 78 alunos de todo o Brasil. Eles são empossados como deputados jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões. Além disso, eles têm a oportunidade de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade”, ressalta Telma, lembrando que é também uma experiência de convivência com as culturas e pessoas de todas as partes do Brasil.

Ela lembra que o PJB potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político. 

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. De lá para cá, houve a participação de 924 jovens parlamentares estudantes do ensino médio.

A realização de todas as etapas do programa conta com a parceria das secretarias estaduais de Educação de todo o Brasil e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).Â