
         O Centro de Tradições Gaúchas Porteira Aberta de Colider, através da sua patronagem presidida por Geraldo Antonio Fhur, mantendo vivas as tradições gaúchas, já prepara com muito carinho uma recheada programação sócio, cÃvica e cultural em comemoração a SEMANA FARROUPILHA 2017, cuja data é celebrada em 20 de setembro, bem como a comemoração do Aniversário de 30 Anos do CTG Porteira Aberta de Colider, fundado em 10 de outubro de 1987.
        Em nossa cidade em 17 de setembro haverá um grande evento, para o qual  gaúchos tradicionalistas, gaúchos de coração, enfim, comunidades de Colider e região já estão convidados a participar das festividades, com destaque para  Cavalgada saindo da comunidade NonoaÃ, municÃpio deTerra Nova do Norte, com a participação dos companheiros dos CTGs Querência dos Migrantes de Nova Guarita e Querência Nova, de Terra Nova do Norte;  tradicional   churrasco(Costelão Fogo de Chão); Gaitaço; animado Fandango e muito mais.
Fotos Cavalgada Nova Guarita / Â NGNoticias

         Vale salientar que o galpão do CTG de Colider já foi palco de importantes eventos históricos,  quando não existia na cidade outros clubes, como local de contagem de votos de várias eleições
      Preparem  a PILCHA GAÚCHA: Chapéu, Bota,  Bombacha, Lenço, Chiripá, Vestido de Prenda, etc, e venham participar da baita festa no galpão do CTG em Colider.  Â
                        Â
    SEMANA FARROUPILHA
               A Semana Farroupilha relembra  os feitos dos Gaúchos no Decênio Heróico (1835-1845), a Guerra dos Farrapos contra o Império. As comemorações da Revolução Farroupilha – o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais – relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha.
              A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-ro-grandenses como o inÃcio da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.
Da redação Folha de Colider /  Semanafarroupilha.com.br
Veja mais fotos Cavalgada Nova Guarita / Divulgação NGNoticias











