Comarcas mais econômicas serão premiadas

    135
    0
    Google search engine
            Atitudes simples como apagar as luzes e mandar e-mails estão baixando os custos com despesas fixas do Poder Judiciário de Mato Grosso. Faltando três meses para a Coordenadoria de Planejamento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Coplan), entregar o relatório do Projeto de Gestão Matricial de Recursos, as 79 comarcas de Mato Grosso ainda podem entrar no páreo visando alcançar as premiações ofertadas. O Tribunal irá recompensar as comarcas mais econômicas com quatro selos – Diamante, Ouro, Prata e Bronze – e o objetivo é realizar o ranking das gestões que mais reduziram custos desde o ano passado.
     
    Para entrar na disputa, a comarca deve minimizar os custos de energia, correio, telefonia fixa, telefonia móvel e este ano foram inseridos as categorias de impressão e resma de papel. Para atingir o selo bronze, a comarca precisa reduzir três despesas, das seis definidas. Para obter o selo prata, a comarca deverá reduzir quatro despesas. E para alcançar o selo ouro, será preciso atingir a meta das cinco despesas de aferição. E, por fim, para conquistar o selo diamante, a comarca deverá atingir as seis metas definidas pela administração, bem como estar ranqueada em primeiro lugar na entrância.
     
    Conforme a assessora de Planejamento da Coordenadoria de Planejamento do TJMT (Coplan), Vera Lícia de Arimatéia Silva, o resultado do ranking será coletado até outubro e a premiação deverá ser entregue até o final de novembro. “Vamos abarcar todas as comarcas porem não todas as despesas. Em 2015 e 2016 monitoramos energia, correio, telefonia fixa e telefonia móvel – este ano a gestão do desembargador Rui Ramos Ribeiro, incrementou mais duas categorias: impressão e resmas de papel. Este projeto surgiu em 2013 com uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O conselho fez um diagnostico em todos os estados e desses dados ele escolheu 3 tribunais – dentre estes – Mato Grosso foi o que teve o projeto piloto implantado”, disse.
     
    Almejando o selo dourado
    Entre os destaques nas comarcas de 1ª Entrância, está o município de Paranaíta (851 km ao norte de Cuiabá) que alcançou o selo bronze no ano passado e se a competição se encerrasse hoje conquistaria o selo prata. Atualmente a comarca é a primeira em economia e já cumpriu a meta em quatro itens (correio, telefonia fixa, impressão e resma de papel). “Esse trabalho foi um esforço conjunto de todos os servidores da comarca. Nós trocamos as lâmpadas de tubo, por leds e fluorescentes. Nós centralizamos as ligações para uma telefonista e restringirmos telefonemas interurbanos; os condicionadores de ar só são ligados na parte da tarde, quando há o fluxo de pessoas no Fórum, além das luzes dos corredores também serem ligadas somente o necessário”, narrou o ex-gestor geral do fórum, Erevelto Fernando – que deixou a gestão em julho.
     
    O ‘bastão’ foi passado para o novo gestor do fórum, para o servidor Daniel de Freitas Tatety Raolino – que já prometeu que irá mobilizar todos para alcançar o selo dourado. “Eu acabei de assumir a gestão, mas quero dar continuidade ao bom trabalho do nosso colega Fernando. Até o fim da avaliação quero conseguir reduzir os gastos em mais uma categoria e assim conseguir o selo ouro”.
     
    A segunda comarca que conseguiu reduzir quatro despesas (selo prata), foi Juscimeira (157 km ao sul de Cuiabá). Mas a meta é reduzir em 5,94% no consumo de energia elétrica e conquistar o selo de ouro, conquista que será inédita para a comarca. “No ano passado recebemos o selo bronze e desde então estamos tentando reduzir os gastos. Aqui nós tivemos uma política de conscientização com todos e que foi muito bem recebida pelos servidores. Os gastos nós cortamos, exemplo disso é o correio. Aqui quando precisava enviar malotes para a delegacia iam pelo correio, agora nós levamos de carro. Ligações para celulares só nos plantões e em ultimo caso. O consumo de ar-condicionado é como se o servidor estivesse em sua casa, nada pode ser usado de forma irresponsável”, disse o gestor-geral, Carlos Antônio da Silva.
     
    Em Araputanga (345 km a oeste de Cuiabá), 0,02% de economia em energia separam a comarca do selo bronze do selo prata. Além disso, 1,97% economizados em telefonia móvel podem levar a comarca ao novo patamar e dar o selo dourado para a cidade. “Nós estamos lutando para reduzir cada dia mais os custos e despesas da comarca. Uma das ações é a opção de enviarmos nossas demandas por e-mail e vias digitais. Economizando assim tanto telefonia, como gastos com o correio. Os condicionadores de ar só são ligados quando há muito movimento no fórum. Ainda é difícil reduzir os gastos com papeis e impressões, mas estamos nos adequando dia a dia”, disse a gestora-geral Eliana Maria Mendes Oliveira.
     
                     Ulisses Lalio
    Coordenadoria de Comunicação do TJMT