Nas dependências da antiga  Escola São Vicente, próximo aos Vicentinos, está sendo realizada pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), a CONFERÊNCIA LIVRE DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE,  evento que objetiva mobilizar e articular crianças e adolescentes do nosso municÃpio quanto ao seus estatuto(ECA), no contexto da X Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, cuja temática   são as elaborações dos planos decenais, fortalecendo os conselhos. Com caráter sensibilizadora e mobilizadora da sociedade em favor do ECA, na discussão das polÃticas públicas voltadas para os nossos jovens e para a construção do plano decenal.
   Centenas de crianças e adolescentes representando escolas e entidades como Guarda Mirim compareceram e demonstrava grande contentamento em poder participar no processo de construção dos seus direitos.
           Os temas apresentados para a elaboração das propostas foram divididos em seis grupos, cada grupo com  seus  palestrantes. Sendo:
             Grupo 01 – Palestrantes:  por Maria Helena, Drº Manoel Francisco da Silva e Clebil Marques, com o tema: Direito a brincar, Prevenção e Erradicação do trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador.
             Grupo 2 – Palestrante: Luciana de Carvalho, Assistente Social da Cadeia Pública de Colider
          Grupo 03 – Palestrantes: Professores (as)Elder e Sônia, com o tema: Direito a Educação, Direito ao Esporte e Direito à Cultura e ao Lazer.
          Grupo 04 – Palestrante: João Cândido, Assistente Social, com o tema: Direito a Saúde e Enfrentamento a Violência Sexual contra Criança e adolescente.
           Grupo 05 – Palestrante: Jaqueline Jardim Mendonça, Psicóloga, com o tema: Direito a convivência familiar e comunitária; violação de direitos de crianças e adolescentes em situação de rua.
           Grupo 06 – Sidnéia, Coordenadora da Casa Lar; Lizângela Conselheira Tutelar, AloÃsio Pereira, representante da PolÃcia Militar, com o tema: medidas socioeducativas aplicadas ao adolescente que comete ato infrancional: contra a redução da idade penal e o aumento do tempo de internação; e violência letal contra criança e adolescente.
Valendo salientar que as propostas  serão apresentadas  no perÃodo vespertino desta quarta-feira(10), com a utilização de cartazes.
            Presentes na abertura do referido evento a primeira-dama Rose Santos; o vereador Rincon, representando a Câmara Municipal e Drº Manoel Francisco da Silva,  Secretário Municipal de Planejamento, Fazenda e Administração,  representando o prefeito Nilson Santos. Os trabalhos gerais estão sendo coordenados pela Presidente do CMDCA, Genislei Martins.