Autor: Sérgio Ober – Assessor de Imprensa
     A Câmara de ColÃder sediou nesta terça-feira (29.08) um encontro que debateu a criação da Unidade Municipal de Conservação do Córrego do Jaracatiá, no trecho urbano a partir da nascente até o Lago dos Pioneiros.
      O presidente do Legislativo, Rica Matos (PSD), e os vereadores Marcos Aragão, o Marquinhos (PSD), Dóris Sguizardi (DEM) e Ruam Batista (PTB) participaram do evento, que foi conduzido pelo prefeito Noboru Tomiyoshi.
        A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente já realizou os estudos preliminares e definiu os limites da unidade ambiental. A implantação terá recursos de compensação ambiental e seguirá procedimentos previstos pelo Ministério do Meio Ambiente.
        A unidade de conservação englobará a extensão do córrego do Jaracatiá entre a nascente até o Lago dos Pioneiros, no bairro Jardim América. “Já recebemos um parecer positivo da Sema e foi disponibilizado recurso para o projetoâ€, informa Noboru.
A Prefeitura de ColÃder está elaborando o memorial descritivo. Em seguida, o projeto que será encaminhado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), que definirá as empresas que farão a compensação ambiental.
“Essa consulta pública foi importante porque permitiu que a população pudesse ficar informada sobre a criação da unidade e contribuir com sugestões. Além da revitalização e proteção ambiental, esse será mais um espaço importante para atividades de lazer das pessoas de ColÃderâ€, comenta Rica Matos.
(Imagens: Lázaro Nunes, da assessoria da Prefeitura)