Autor: Angela Fogaça
      A coleta seletiva realizada em ColÃder ainda não conta com a participação de 100% da sociedade. A separação do lixo, que muito contribui para fonte de renda de dezenas de catadores de materiais recicláveis, ainda é pequena. Muita gente acaba misturando o lixo que poderia ser reaproveitado e este vai parar na vala diminuindo a vida útil do aterro, prejudicando o meio ambiente.
     Os associados da ACMAR (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis) pedem que a população se solidarize e contribua na coleta seletiva, para que possam ter renda suficiente para sustentar suas famÃlias dignamente. É muito fácil ser solidário e contribuir, basta separar previamente o lixo, conforme sua constituição ou composição.
       São utilizados para reciclagem em ColÃder o papelão, alumÃnio, garrafas pets, embalagens plásticas tipo as de amaciantes, xampus, e outras de plástico duro; alumÃnio (latinhas) e ferro; além de embalagens longa vida e isopor.
De acordo com a PolÃtica Nacional de ResÃduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municÃpios e ColÃder cumpre essa meta, incentivando a separação do lixo e disponibilizando a coleta uma vez por semana em cada bairro.
Por que separar os resÃduos sólidos urbanos?
       Cada tipo de resÃduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resÃduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumÃnio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão.Â
       Os resÃduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumÃnio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro. Já os rejeitos, que são os resÃduos não recicláveis, são compostos principalmente por resÃduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes…) e outros resÃduos de limpeza.
       Os catadores de matérias reutilizáveis e recicláveis desempenham papel fundamental na implementação da PolÃtica Nacional de ResÃduos Sólidos (PNRS) com destaque para a gestão integrada dos resÃduos sólidos. De modo geral, atuam nas atividades da coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resÃduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem.
         Em ColÃder, essa atuação é feita coletivamente, por meio da associação dos catadores.Â
A atuação dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, contribui para o aumento da vida útil dos aterros sanitários e para a diminuição da demanda por recursos naturais