Ãguas ColÃder alerta comunidade sobre importância do uso responsável no perÃodo de estiagem
Imagem divulgação
      Com a temperatura próxima aos 35 graus e umidade relativa do ar abaixo dos 40%, o municÃpio de ColÃder (há cerca de três meses sem chuva) enfrenta forte estiagem que já influencia o nÃvel dos rios que abastecem a cidade, o Carapá e o Esperança. Por isso, estamos em alerta e você precisa fazer sua parte. Banhos longos, só mesmo os de piscina. Mangueira? Melhor evitá-la e adotar o velho regador. E se a máquina de lavar estiver vazia, convém esperar a próxima remessa de roupas sujas. Medidas simples que devem ser incorporadas à rotina de casa e que fazem toda a diferença nesse perÃodo de estiagem, ajudando na economia de água.
       No perÃodo de seca e calor intenso os mananciais perdem capacidade e o consumo, ao contrário, aumenta. Com menos água disponÃvel e mais demanda, é preciso usar corretamente para não faltar. Por isso, a Ãguas ColÃder intensifica o alerta sobre a importância do uso responsável da água com a distribuição de panfletos, mensagens em carros de som pelas diferentes ruas e bairros e visitas à s lideranças locais.
        Cuidados básicos como reduzir o tempo do banho, fechar a torneira quando escovar os dentes, lavar o carro apenas se necessário e com um balde e utilizar a vassoura em vez da mangueira para varrer a calçada são algumas das atitudes que contribuem muito para o uso consciente.Â
     A Ãguas ColÃder ressalta que cuidar dos mananciais deve ser um compromisso permanente de toda a sociedade. Você, em sua casa, pode começar dando o exemplo.
Â
Evite o desperdÃcio. Economize.
Â
- Deixe o registro do chuveiro aberto o menor tempo possÃvel. Cinco minutos são suficientes.
Â
- Ãgua não é vassoura. Varra o quintal e coloque a sujeira no lixo. Lave o quintal com um balde e não uma mangueira.Â
Â
- Regue plantas pela manhã ou à noite, com o auxÃlio de um regador. O uso de mangueira desperdiça muita água.
Â
- Espere a máquina de lavar encher antes de ligar o equipamento. Lavar poucas peças é desperdÃcio de água e de energia elétrica.
Â
ATENÇÃO!
Uma torneira gotejando pode gastar até 1.500 litros de água num mês, a mesma quantidade consumida por uma pessoa numa semana inteira!