Bogotá, 12 dez (EFE).
Mulheres da América Latina e do Caribe designaram  o dia 12 de dezembro como o dia da Empreendedora na região e anunciaram uma campanha para conseguir o apoio dos governos a esta data.
      “A ideia é que uma vez ao ano tomemos esse dia para organizar iniciativas que contribuam para que mais e mais mulheres possam empreender”, disse à Colômbia.inn, agência operada pela Efe, Marta Cruz, co-fundadora do fundo de investimento latino-americano NXTP Labs e promotora da iniciativa.
         O anúncio foi feito durante o fórum WeXchange, organizado pelo Fundo Multilateral de Investimentos (FOMIN) e que reuniu em Miami, nos Estados Unidos, empreendedoras, mentores e investidores da América Latina e do Caribe.
          Mais de uma centena de pessoas que estavam presentes na reunião aderiram a um manifesto de 12 pontos que coloca, entre outros, que as empreendedoras da América Latina “sempre devem buscar crescer com suas empresas e gerar maior riqueza e empregos através de suas organizações”.
            Além disso, “se comprometer a viabilizar empreendimentos como uma opção válida de vida e não como uma resposta limitada ao desemprego ou a baixa remuneração”.
O documento, divulgado na internet para ganhar adesões, também propõe “marcar o dia 12 de dezembro como o dia no qual se criará um espaço de comunicação, colaboração e aprendizagem sobre a problemática e os desafios do empreendimento feminino na América Latina e no Caribe”.
“A partir de agora vem todo o trabalho de apresentar a proposta para todas as instituições e governos da América Latina”, acrescentou Cruz, que não descartou que em um futuro busquem organismos internacionais para instituir este dia.
A ministra de Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, Cecilia Ãlvarez, destacou a iniciativa.
“O mais importante é que com a declaração do Dia da Mulher Empreendedora poderemos visualizar os desafios que a região tem neste âmbito”, afirmou.
Ãlvarez destacou que a “Colômbia aposta no cumprimento das ambiciosas metas fixadas para fomentar a inovação nas empresas, potencializar as regiões e promover as exportações”. Com uol.com.b
Postada por JL pIndado Verdugo