
    Â
  Uma nova geração de candidatos empenhados em cumprir suas promessas, emerge durante as campanhas eleitorais do programa Voto Consciente, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral nas escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande. Os cinco partidos envolvidos já estão cumprindo suas promessas de campanha, antes mesmo da eleição nas escolas, que acontecerá entre os dias 23 e 27 de outubro.
      A proposta de campanha do Partido da Educação e do Meio Ambiente (PEMA), por exemplo, se transformou em ação sustentável que está mobilizando os alunos da escola Estadual Clênia Rosalina de Souza, em Cuiabá. Conforme explicou o estudante Gabriel Amorim, a revitalização da horta se tornou a principal proposta do partido. “A horta já existia há algum tempo, porém estava desativada com muito mato e sujeira. O nosso projeto era de revitalizar toda a horta e, para tornar isso possÃvel, arrumamos alguns parceiros e já limpamos o local, plantamos algumas hortaliças, algumas sementes de frutas, tornando a horta a principal iniciativa do nosso partido. Agora estamos esperando o tempo delas crescerem para nós fazermos a colheita e a escola poder usufruir da horta”.
      Os outros partidos também estão empenhados em cumprir suas propostas de campanha, antes mesmo da eleição. O Partido do Direito à Vida e à Saúde (PDVS) já iniciou o combate à gravidez e ao uso de drogas na adolescência. “Nós, do partido do Direito à Vida e a Saúde, focamos muito no assunto da gravidez na adolescência e o uso de drogas e bebidas alcoólicas. Então vamos trazer palestrantes para falar sobre o assunto e conscientizar os estudantes. E estamos organizando uma caminhada para incentivar os alunos a fazerem atividades fÃsicas”, disse o estudante Brendon Henrique.
     Outro partido que já está se mobilizando é o da Ética e Cidadania (PEC). “Nós já cumprimos uma proposta que em consenso com a direção autorizou os alunos a usarem a camiseta das olimpÃadas escolares durante a semana. A princÃpio, nós pensamos em ter um dia da semana para os alunos virem sem uniformes, fazendo uso da ética e do bom senso deles, para vir com a roupa que eles quisessem, mas conseguimos o uso da camiseta das olimpÃadas. Vamos fazer a festa da primavera que vai acontecer no dia 17 de novembro. Já conseguimos fechar parcerias e até convidar o mister Matogrosso e a miss continente”, disse a aluna Thays Santos.
      O Partido do Respeito à s Diversidades (PRD) viabilizou a sala vip, a sala de vÃdeo e uma caminhada, como explicou o estudante Ivan Junior. “Nós realizamos a sala vip no dia dos estudantes, que consistiu em apresentar para os alunos uma aula diferenciada. A sala de vÃdeo foi proposta do nosso partido que acontece toda semana com vÃdeos e filmes. Também fizemos uma caminhada da inclusão, nós trabalhamos junto com uma escola que é para deficientes visando ao respeito e admitindo que temos que aceitá-los na nossa sociedade, assim como também temos que respeitá-los”.
     Já o Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL) apresentou três propostas de campanha, todas já cumpridas: a criação e uma rádio, jogos intercalasses de vôlei e uma caixa de sugestões fixada na escola.
    Os alunos Antônio Marques e Jorge Gabriel explicaram que a rádio ajuda a escola a transmitir notificações e informações aos estudantes. Os jogos interclasses de vôlei promoveram a integração entre os alunos, no dia do estudante. E a caixa de sugestões permite que os estudantes se sintam parte da coordenação da escola.
     O programa Voto Consciente é coordenado pela Escola Judiciária do TRE-MT, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.Â
Â
 Do tre-mt.jus.br
Reportagem produzida pelo estagiário Leonardo Mauro de Souza, supervisionado pela jornalista Mariane de Oliveira.
Gestor Responsável: Assessoria de Comunicação Social







