Início Policial Depois de se livrar das algemas preso foge de viatura fazendo um...

Depois de se livrar das algemas preso foge de viatura fazendo um buraco no teto

87
0
Google search engine

Ele é  acusado de matar o presidente da Câmara de Vereadores de um município de Rondônia. Suspeito quebrou teto da viatura em que era transportado e conseguiu fugir sem ser visto

 Sindspen/MT
DENISE SOARES / DO G1 MT

             Um preso que era transportado em uma viatura do sistema prisional fez um buraco no teto do veículo e conseguiu fugir. O caso ocorreu nesta segunda-feira (16) em Aripuanã (MT), a 976 km de Cuiabá. Segundo informações do boletim de ocorrência, Josimar Alves da Silva, de 38 anos, estava no camburão da viatura e conseguiu se soltar das algemas. Ele quebrou o teto do veículo e fugiu sem ser notado pelos três agentes que o transportavam.  De acordo com a Polícia Civil, os agentes levariam o preso da Cadeia Pública de Aripuanã para Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá. Os agentes registraram boletim de ocorrência após a fuga e relataram que o preso conseguiu se soltar das algemas e sair do veículo depois de quebrar o teto.

 A estrutura da caçamba, informa o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), é feita de fibra. Os agentes disseram também que só perceberam a fuga do preso ao chegarem ao Distrito de Filadélfia, em Juína, a 737 km de Cuiabá.

 Os servidores alegaram que a estrada, por ser de terra, causava barulho e poeira durante o trajeto. Fotos divulgadas pelo Sindspen mostram a viatura vazia com as algemas e as marcas das mãos do preso.

 “Ele é um preso de alta periculosidade, fugitivo de Rondônia e Mato Grosso. Tem vários homicídios nas costas. A cadeia de Aripuanã não tem condições de manter um preso de alta periculosidade como ele, por isso ele seria transferido”, explicou ao G1 João Batista Pereira, presidente do Sindspen.

 A caçamba do veículo não tem câmeras. “Ele se aproveitou do barulho da estrada para bater com os pés no teto da caminhonete e furou a fibra. Quando chegou a uma parte na qual o carro tinha que andar devagar, ele acabou saltando. Em uma comunidade, os agentes encostaram e verificaram que ele tinha fugido da caminhonete”, completou o presidente.

 Conforme o sindicato, a caminhonete será levada para Cuiabá, onde vai passar por perícia.

 A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso (Sejudh-MT) informou que Josimar era transportado de Aripuanã para Juína. O órgão também afirmou que abrirá um procedimento para investigar a fuga.

 Crimes

 Josimar Alves da Silva é acusado de assassinar o presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto do Oeste (RO), Edson Luiz Gasparotto, em agosto de 2007. Ele foi preso no dia 19 de agosto de 2016 em Primavera do Leste (MT), a 239 km de Cuiabá, usando um nome falso.

 Silva havia fugido da Penitenciária Agenor Martins de Carvalho, em Ji-Paraná, onde cumpria pena no ano passado pela morte de um empresário daquela região.

 Ele ainda responde por outros crimes de homicídio, porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa e uso de documentos falsos, além de ele ser condenado pela Justiça de Rondônia a mais de 21 anos de prisão por homicídio.

Â