sexta-feira, 22/11/2024
Banner animado
InícioNotíciasEducaçãoGD: Quase 400 crianças ficam sem creche em Cuiabá

GD: Quase 400 crianças ficam sem creche em Cuiabá

Banner animado

COLÉGIO VISÃO JPEG

Priscilla Silva, repórter do GD

                             Cerca de 400 crianças de Cuiabá, com idades entre 0 a 5 anos, estão sem local para estudar no próximo ano. O número, que pode ser ainda maior, compreende dados da Secretaria Municipal de Educação (SME), que na segunda-feira (12), informou que as 5 mil vagas existentes em Cuiabá já estão preenchidas. Ainda nesta manhã de hoje, as duas únicas creches estaduais também encerraram as inscrições.

As matrículas, que foram realizadas pela internet, foram finalizadas em cinco minutos. De acordo com a Secretária Estadual de Educação (Seduc/MT), às 8h05, as 90 vagas disponíveis já estavam preenchidas. Atualmente, Cuiabá possui com 58 unidades de educação infantil, entre instituições municipais e estaduais.

Devido ao déficit, pais já estão preocupados com a situação. Exemplo disso é a auxiliar de contabilidade Heloisa Faustina Santos Leão Bispo, 26, que está entre as mães que ainda não conseguiram uma vaga. Mãe de uma menina de 3 anos, Heloisa trabalha como auxiliar de contabilidade e buscou vagas em três unidades, duas delas estaduais. “Eu liguei lá, eles fizeram um cadastro e ficaram de me dar um retorno só em janeiro”.

A Prefeitura Municipal de Cuiabá dispõe do serviço 0800 646 2003 em que os pais fazem um cadastro e recebem informações da disponibilidade de vagas para atender o aluno.

Mãe de uma menina de 5 e um menino de 3 anos, Elayne Cristina Lopes de Oliveira, 27, também está em busca de vaga. Conforme ela, durante três anos tentou matricular a filha em uma creche pública, mas nunca conseguiu. Este ano, depois de tentar em duas unidades conseguiu uma vaga para a filha no bairro Jardim dos Ipês, onde reside. “Eu tentei antes a Escola municipal Maria Ambrósio Gusmão, no bairro Jardim Imperial, que é perto do meu trabalho e não teria divergência de horário na hora de buscar”.

Já para o caçula de 3 anos, Elayne que é auxiliar administrativa também aguarda uma resposta do município para matriculá-lo. “Ele ficou na lista de espera, para uma creche no bairro Jardim Imperial. Liguei na prefeitura que me disseram que podia ver isso só em janeiro”. Enquanto não consegue matricular o filho, a auxiliar de administração precisa suprimir do orçamento da família R$ 350 para pagar uma babá.

Unidades de ensino - Ao todo a Capital possui apenas 58 unidades de ensino que atendem a faixa etária de 0 a 5 anos. Dessas, duas são de responsabilidade do Estado sendo elas as creches Maria Eunice Duarte de Barros e Nasla Joaquim Aschar, que juntas disponibilizaram este ano 90 vagas.

As duas unidades estão localizadas no Centro Político Administrativo (CPA) e são as mais procuradas pelos pais. As matrículas online, abertas na manhã nesta segunda-feira (15), foram fechadas nos primeiros minutos. Para o ano de 2015, a Prefeitura de Cuiabá irá inaugurar mais três Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), com capacidade para acolher 240 alunos. As unidades atendem crianças entre 0 a 5 anos de idade. Hoje existem 7 na Capital.

Conforme a assessoria de imprensa, atualmente o município atende uma media de 76% da demanda do município, cerca de 10.600 crianças. Até 2016 Cuiabá deverá atingir a meta de 100% de crianças conforme prevê o Plano Nacional de Educação. 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes