Entre 2013 e 2015 o Brasil destruiu 18.962 km² de Cerrado, uma perda equivalente à área da cidade de São Paulo a cada dois meses
WWF
Divulgação
       A partir de segunda-feira, os negociadores de clima das Nações Unidas se encontrarão em Bonn para discutir questões-chave, que vão no ponto central da implementação do Acordo de Paris – manter o aquecimento abaixo de 1,5 ° C.Cerca de um ano após a entrada em vigor do tratado histórico, os Estados membros precisam fazer fortes avanços no conteúdo das diretrizes de implementação para que elas estejam totalmente em operação até 2020. Eles também devem lançar um processo para incentivar os governos nacionais a aumentar a ambição de seus objetivos nacionais (NDCs) até 2020.
        Seguindo a decisão da COP em Paris de trazer atores não-estatais como empresas, cidades, investidores e governos subnacionais para a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, haverá um foco importante no papel e nas conquistas destes atores, além da discussão de como integrá-los efetivamente aos esforços internacionais e nacionais.
      Porta-vozes do WWF-Brasil estarão presentes na Conferência, junto a representantes de outros escritórios internacionais do WWF, acompanhando as negociações e promovendo a realização de discussões estratégicas para promover a Agenda de Ação e acelerar a ação climática
      Manuel Pulgar-Vidal, lÃder do programa mundial de clima e energia do WWF, reafirmou a importância da conferência como uma oportunidade de ação.
        “Os recentes eventos meteorológicos extremos que testemunhamos globalmente são uma lembrança do que está em jogo. Em Bonn, devemos promover o impulso necessário para acelerar a ação climática que já está em curso e ainda aumentar os esforços, buscando limitar o aquecimento global a 1,5 ° C.
Divulgação
Bonn (Alemanha) será a capital do evento
         Ainda segundo ele, “a COP23 será a maior prova até agora do compromisso e da determinação das Partes de cumprir o Acordo de Paris. Com a colaboração de atores não-estatais, as Partes podem passar por este teste mostrando ambição e urgência em cada uma dessas áreas”, completou.
Â
A 23ª Conferência de Partes das Nações Unidas para o Clima (COP23) acontece de 6 a 17 de novembro. Porta-vozes do WWF-Brasil estarão presentes na Conferência, junto a representantes de outros escritórios internacionais do WWF, acompanhando as negociações e promovendo a realização de discussões estratégicas para promover a Agenda de Ação e acelerar a ação climática. Os eventos, que funcionam como um apoio à Parceria de Marrakech, estarão sediados no #pandahub na BonnZone. A programação destes eventos está disponÃvel em www.panda.org/COP23.
      Os assuntos que exigem um olhar mais cuidados e um progresso substancial durante a conferência estão descritos no documento do WWF  Expectativas para a COP23
PMT/WWF