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       O estudante Gabriel Aguiar, do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (IC/UFMT) e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação CientÃfica (Pibic), teve seu trabalho “Teorias e Métodos de Captura de Movimento Corporal e Facial para Animação 3D de Personagens Virtuais: uma revisão sistemática†eleito como o melhor paper do workshop de Iniciação CientÃfica da 19ª edição do Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR). O evento foi realizado entre 1º e 4 de novembro em Curitiba (PR).
Além de Gabriel Aguiar, que teve o trabalho orientado pelos professores Eunice Nunes e Cristiano Maciel e colaboração da professora Ana Claudia Oliveira, da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), o simpósio contou com a apresentação de outros artigos produzidos por estudantes de iniciação cientÃfica vinculados ao Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos (Lavi).
O também bolsista Pibic Vicente Antônio da Conceição Júnior apresentou o artigo “Uma Revisão de Literatura sobre Recomendações de Design de Jogos Digitais 3D para Pessoas com Deficiênciaâ€. Já Alessandro Luz participou com a publicação “Desenvolvimento de Jogos 3D: uma comparação técnica dos motores de jogos Unreal, Unity e Blenderâ€. Ambos os trabalhos foram orientados pela professora Eunice Nunes.
A docente explica que o SVR é a principal conferência dessa área no Brasil e reúne pesquisadores, estudantes e profissionais das áreas acadêmica, industrial e comercial interessados nos avanços e nas aplicações de realidade virtual e realidade aumentada. “O evento oportunizou a integração de estudantes de graduação e pós-graduação com os profissionais da academia e da indústria. Termos nossos artigos aprovados e apresentados no evento significa a maturidade da pesquisa dos nossos estudantes Pibic e aumenta a visibilidade das pesquisas em andamento junto à comunidade cientÃfica e empresas da áreaâ€, completa.
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