Dos 27 presos que fugiram da unidade prisional, 16 já foram recapturados
ASSESSORIA SEJUDH-MT
       As forças de segurança pública recuperaram, nesta terça-feira (14.11), mais seis fugitivos da Penitenciária Major Elder Sá, mais conhecida como ‘Mata Grande’, em Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá). Até o momento, dos 27 presos que fugiram da unidade prisional, 16 já foram recapturados. Â
       Os presos desta terça-feira são: Junior Ronei Lemos (tráfico de drogas), José Antônio da Silva (mandado de prisão), Carlos Cézar Figueiredo (roubo), Max Willian de Araújo Silva (roubo), José Carlos Coelho Rodrigues (roubo) e Itálo Fernando de Moraes (tráfico de drogas). Outro preso foi Rafael Duarte da Silva, que estava acolhendo todos os seis fugitivos em casa, no bairro Jardim Lourdes. Â
      As prisões ocorreram com base nas informações do Núcleo de Inteligência e Sistema Prisional.  As ações integradas para recapturar os foragidos são realizadas desde sexta-feira passada, quando o muro da unidade foi explodido e os reeducandos escaparam.
      “O resultado é surpreendente, em menos de quatro dias de diligencias já recapturamos 16. Isso significa que mais da metade já voltou para a penitenciáriaâ€, destacou o delegado regional de Rondonópolis, Claudinei Souza Lopes.
        Estão envolvidos na ação profissionais das PolÃcias Militar e Judiciária Civil e equipes especializadas: Gerência de Operações Especiais (GOE) e a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO).
         Com a Operação Mata Grande Segura, 460 pessoas e 214 veÃculos foram checados, 14 automóveis apreendidos, 29 bloqueios realizados, sete armas de fogo apreendias e quatro veÃculos recuperados e 388 saturações.
          Lista dos recapturados até domingo (12.11), repassada pela assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Antônio Mizael Silva Souza (roubo qualificado); Cleverson Ferreira da Silva (preso por mandado); Douglas Siqueira de Souza (tráfico de drogas); Ismael da Costa dos Santos (roubo qualificado e corrupção de menor), Airton José de Oliveira (tráfico de drogas), Marcos Vaz de Oliveira (tráfico de drogas) e Werivelton Pedro de Almeida (homicÃdio); Jailson Soares Anicesio (tráfico de drogas, assalto e receptação); Eder Fernando da Silva (tráfico de drogas e homicÃdio); José Carlos Gomes de Lima (tráfico de drogas).
   A Sejudh também informou que dois homens que deram apoio na fuga foram presos no bairro Jardim das Flores. Matheus da Silva Oliveira e Lucas da Silva Magalhães, ambos de 18 anos, informaram à polÃcia, durante depoimento, que tiveram participação na fuga dos presos. Lucas relatou que detonou os explosivos e que Matheus e uma terceira pessoa teriam realizado disparos de armas de fogo em direção à muralha e aos agentes penitenciários.
 Fuga
Os presos fugiram após a explosão em parte do muro lateral direito da unidade prisional. Antes, eles serraram a grade de uma das celas do raio 3 e o alambrado que dá acesso ao muro lateral.
        A explosão foi causada por artefatos presos em uma bicicleta encostada na muralha e acionados a distância. Momentos antes da explosão, agentes penitenciários que ficam nas torres de vigilância avistaram duas pessoas se escondendo na mata ao lado da penitenciária e logo em seguida houve um estrondo, seguido de tiros contra a muralha e os agentes.Â
         No inÃcio da manhã de sexta-feira foram feitos os reparos no muro da Penitenciária. O buraco aberto com a explosão já foiÂ