sexta-feira, 24/01/2025
Banner animado
InícioTRANSPORTESDETRAN do Distrito Federal adota a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica

DETRAN do Distrito Federal adota a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica

Banner animado
hqdefault (2)
  Imagem reproduçao

         Na manhã desta quinta-feira (16), o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Vicenzi ao lado do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e do diretor do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, Silvain Fonseca, lançou solenemente a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) no DF, que traz maior praticidade, mobilidade e segurança aos motoristas, a ferramenta estará disponível aos brasilienses partir de dezembro, e em fevereiro de 2018 a todos os condutores de veículos brasileiros.

                     Na prática, significa que a carteira de motorista, poderá estar presente no celular de cada condutor, dispensando o uso do documento em papel. O processo de implantação do novo sistema começou pelo Estado de Goiás e agora no Distrito Federal.

 O diretor do Denatran, explicou que a CNH-e, o Sistema de Notificação Eletrônica e Lince são práticas tecnológicas avançadas. “As novas tecnologias veio para facilitar o dia-a-dia dos brasileiros, com a CNH-e não só o universo do trânsito passa a ganhar, mas toda a sociedade, já que o documento é um dos mais utilizados na identificação dos brasileiros”, explicou Vicenzi.

 O documento virtual poderá ser apresentado no lugar da carteira física, e será identificado pela leitura do QRCode. A carteira digital terá a mesma validade que o documento impresso. A ativação deverá ser feita no aparelho em que a CNH será salva, que será protegida por um PIN. Essa senha será exigida todas as vezes em que o acesso ao documento for requerido.

 “O QR Code é gerado por um algoritmo de propriedade do governo, não é qualquer pessoa que poderá gerá-lo. Toda vez que for exibir a carteira, precisará digitar a senha de quatro dígitos. Se ela perder o celular, ninguém poderá acessar no lugar dela e ela poderá fazer o bloqueio através do portal de serviços do Denatran”, ressaltou Elmer Vicenzi sobre como a tecnologia irá agregar medidas contra a falsificação do documento.

 Segundo o governador Rodrigo Rollemberg, a implementação da tecnologia no âmbito do Distrito Federal é uma forma melhorar o atendimento à população. “Esse é mais um passo importante para modernizar Brasília”, afirmou.

 Solicitação e uso

 O documento está disponível por meio de aplicativo da CNH Digital nas Lojas iTunes (iOS) e Play Store (Android).

A carteira eletrônica substitui a impressa, mas o condutor pode optar por portar qualquer uma das duas, ou ambas.

O condutor que quiser acessá-la, deverá obrigatoriamente ter uma habilitação impressa com QR Code e estar com os dados devidamente atualizados no Detran.

Caso o motorista ainda não tenha CNH com QR Code, precisará comparecer pessoalmente ao Detran para fazê-la. A inscrição de forma presencial é uma forma de evitar fraudes. Não há cobrança de taxa.

Assessoria de Comunicação Social 

Ministério das Cidades 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes