boatos.info
    Depois que uma sequência de fotos contendo pessoas algemadas, cavalo estripado, estoque de carnes da Friboi caiu na rede, começou a correr uma série de fake news sobre o tema, mudando os motivos e a localização do ocorrido.
   Para alguns o “14° BPM teria prendido uma quadrilha que matava cavalos e vendia a carne como se fosse de boi na região de Realengo, Padre Miguel e Bangu – localidades do Rio de Janeiro.”
        Para outros, A policia ambiental teria prendido um homem preparando carne de cavalo para vender em açougues, nas áreas de Pradópolis, Barrina Dumont, Guatapara, Guariba (regiões de SP) no dia 20/11/2017. A carne seria comercializada como ponta de peito da Angus, Fraldâo, Contra filé. A PolÃcia Florestal de Jaboticabal SP estaria investigando mercados envolvido no crime alimentÃcio. A postagem ainda pedem para repararem na marca da carne que seria Friboi.
        Algumas páginas no Facebook postaram a seguinte notÃcia “PolÃcia apreende carne de cavalo que seria vendida em feiras públicas. Na matéria da Uol foi informado que foi na Zona da Mata em Pernambuco e não em Nova Iguaçu na Baixada Fluminense. Muitos seguidores falando que foi Na BolÃvia e outros Venezuela. Só sei que não foi no RJ.” (sic)
Vamos analisar os fatos:
A POLÃCIA APREENDEU CARNE DE CAVALO EM EMBALAGENS DA FRIBOI QUE SERIAM VENDIDAS NAS FEIRAS?
“Mas saiu no UOL…” sim de fato saiu no JC (Jornal do Commercio de Pernambuco do do Grupo JCPM) Mas eles não apuraram os fatos, infelizmente, apenas deram ouvidos a rumores.Mas não pense, o leitor, que carnes de cavalos não são vendidas de forma clandestina no Brasil. Aliás o Brasil, em 2015, exportou 2.800 toneladas de carnes de cavalo, que sem aceitação na mesa do brasileiro, serve como iguaria no mercado Europeu e Asiático. Os melhores compradores são, na ordem : Bélgica, Itália, Rússia, Japão e China.