sexta-feira, 24/01/2025
Banner animado
InícioGeralMUNDOSobe para 305 número de mortos em ataque contra mesquita no Egito

Sobe para 305 número de mortos em ataque contra mesquita no Egito

Banner animado

Na sexta, homens provocaram explosões e dispararam contra fiéis em mesquita no Sinai. Entre os mortos estão 27 crianças.

Por G1
Homem é atendido no Hospital do Canal de Suez em Ismalia, no Egito, neste sábado (25) (Foto: Amr Nabil/ AP)

           Homem é atendido no Hospital do Canal de Suez em Ismalia, no Egito, neste sábado (25)

(Foto: Amr Nabil/ AP)

        O número de mortos em mesquita na Península do Sinai, no Egito, subiu para 305 – entre eles 27 crianças – no balanço divulgado neste sábado (25) pela agência Mena, citada pela Reuters. Outras 128 pessoas ficaram feridas depois que homens provocaram explosões e abriram fogo contra os fiéis da mesquita Al-Rawda que faziam as tradicionais orações de sexta-feira, dia sagrado para os muçulmanos.

A região é constantemente atacada pelo Estado Islâmico (EI), mas, até o momento, nenhum grupo reivindicou a ação. O governo egípcio trata o ataque como terrorista. De acordo com o Ministério Público egípcio, um dos homens armados que participou da ação levava uma bandeira do grupo extremista.

A Força Aérea do Egito lançou ataques aéreos sobre “posições terroristas” e veículos envolvidos no ataque contra a mesquita, ocorrido na sexta-feira (24).

Após o atentado, o presidente egípcio, Abdel Fattah al Sisi, prometeu uma “resposta brutal” aos agressores em um pronunciamento na TV. “As Forças Armadas e a polícia vingarão nossos mártires e nos devolverão a segurança e a estabilidade com força em muito pouco tempo”, disse declarou.

Fontes da emissora Arabiya, citadas pela Reuters, disseram que alguns dos fiéis que frequentavam a mesquita eram adeptos do sufismo, vertente considerada pelo grupo extremista como apóstata, por fazer reverência a santos e santuários.

Parentes das vítimas de ataque contra a mesquita de Al Rawada aguardam informações fora do hospital da Universidade do Canal de Suez neste sábado (25) (Foto:  Mohamed El-Shahed / AFP)

Parentes das vítimas de ataque contra a mesquita de Al Rawada aguardam informações fora do hospital da Universidade do Canal de Suez neste sábado (25) (Foto: Mohamed El-Shahed / AFP)

Ataque

Quatro agressores chegaram de carro à mesquita fica na cidade de Bir al-Abed, a cerca de 40 km a oeste de Arish, a principal cidade do norte do Sinai.

A CNN afirma que os terroristas provocaram ao menos duas explosões e, posteriormente, começaram a disparar. “Eles estavam atirando nas pessoas enquanto elas saíam da mesquita. Eles também atiravam nas ambulâncias”, disse à Reuters um homem cujos parentes estavam no local.

Estado Islâmico

As forças de segurança do Egito estão lutando contra o EI no norte do Sinai, onde extremistas já mataram centenas de policiais e soldados desde que se intensificaram os confrontos nos últimos três anos.

Em abril deste ano, o EI provocou explosões em duas igrejas cristãs coptas, deixando 44 mortos e mais de 100 feridos. O primeiro alvo foi um templo em Tanta, a quinta maior cidade do país, seguido de um ataque em Alexandria, a segunda mais populosa cidade egípcia.

Ataque a mesquita mata dezenas no Egito (Foto: Karina Almeida/G1)

Ataque a mesquita mata dezenas no Egito (Foto: Karina Almeida/G1)

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes