ASSESSORIA DE IMPRENSA
        Lideranças indÃgenas entregaram no sábado (25.11) ao prefeito de ColÃder, Noboru Tomiyoshi, e ao presidente da Câmara, Rica Matos (PSD), uma carta onde criticam a nomeação do novo chefe do Distrito Especial de Saúde IndÃgena (Dsei).
       Os Ãndios discordam da nomeação de um branco no lugar de Matudjo Metuktire, que fora demitido pela Fundação Nacional do Ãndio (Funai). Segundo eles, a substituição visa atender interesses polÃticos. O novo chefe foi indicado pelo deputado federal Carlos Bezerra (PMDB).
       Rica Matos explica que os lÃderes alegam que não foram consultados e querem que o cargo seja ocupado por alguém indicado pela própria comunidade indÃgena. Também cobram mais investimentos em saúde.
       Na carta, os indÃgenas prometem bloquear a BR-163 caso as reivindicações não sejam atendidas. O presidente da Câmara de ColÃder atua para evitar a manifestação na rodovia, que poderá ocorrer no trecho entre Nova Santa Helena e Sinop.
       “Estamos intermediando as negociações com o governo federal. Nesta semana, representantes indÃgenas irão a BrasÃlia para dialogar com o deputado federal Victório Galli (PSC). Acredito que haverá consenso com o governo federalâ€, informa.