De 2016 para 2017, a Natação pulou de uma para quatro medalhas
Mato Grosso faturou 14,3% mais medalhas na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, na categoria “A†(para atletas de 15 a 17 anos), que foi realizado de 16 a 25 de novembro, em BrasÃlia (DF), na comparação com o ano anterior. Foram 24 medalhas em 2017, sendo 21 em modalidades esportivas individuais e três em coletivas, e 21 medalhas em 2016, sendo 18 em esportes individuais e três em coletivos. E o atletismo foi quem trouxe mais pódios.
De acordo com o titular da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer de Mato Grosso (Sael-MT), Leonardo De Oliveira, no ano passado, na categoria A, MT pegou 21 medalhas, foram 13 no Atletismo, uma no Judô, duas na Luta OlÃmpica, uma na Natação, uma no Ciclismo, duas no Vôlei e uma no Handebol. E, segundo ele, neste ano, foram 13 no Atletismo, uma no Judô, duas na Luta OlÃmpica, quatro na Natação, uma no Xadrez, uma no Basquetebol e duas no Vôlei.
“Tais resultados apontam que nosso estado ganhou espaço. Se pegamos mais pódios, significa que outros estados tiveram menos medalhas. E o Atletismo segue o carro chefe. É a modalidade com maior número de provas, com maior probabilidade de medalhas e, por isso, a que mais influencia no quadro geral. Também é preciso ressaltar a Natação, que havia ganho uma medalha em 2016 e subiu para quatro em 2017. Todos estão de parabénsâ€, disse o secretário.
Mato Grosso enviou uma delegação de 192 pessoas, entre atletas, técnicos e oficiais, e disputou nas modalidades de Vôlei de Praia, Atletismo, Ginástica RÃtmica, Judô, Natação, Xadrez, Luta OlÃmpica, Tênis de Mesa, Badminton, Ciclismo, Basquetebol, Voleibol, Handebol e Futebol de Salão (Futsal). Essa é uma competição organizada pelo Comitê OlÃmpico do Brasil (COB) em parceria com o Ministério do Esporte e com apoio dos Governos Estaduais.
PÓDIOS 2017-A
ATLETISMO – Isabelle de Almeida (ouro nos 800 metros), Arielton dos Santos (ouro nos 200 metros), Nerisnelia Souza (ouro no salto triplo), Eduardo Silva (ouro no salto triplo), Lucas Leite (ouro nos 800m), Arielton dos Santos (prata nos 100m), Matheus de Lima (prata no salto em distância), Kevin Yuk Fagundes (prata no salto em altura), Lissandro Campos (prata no salto em distância), Kauny Piovesan (bronze no lançamento de dardo), Matheus de Lima (bronze no salto triplo), Evandro Bandeiro (bronze nos 800m) e Renata Neves (bronze no salto em distância);
JUDÔ – Micheli Chacorowski (bronze no peso até 63kg); LUTA OLÃMPICA – Igor Fernando de Queiroz (ouro no peso até 85kg) e Kethyle Lorena Silvério (bronze até 70kg); XADREZ – Natasha Alejandra Silva (bronze no convencional); NATAÇÃO – João Silva (ouro nos 50m borboleta e bronze nos 50m livre) e Debora Xavier (prata nos 50m borboleta e bronze nos 100m borboleta).
Texto e Foto: Junior Martins