
  Angla Fogaça /Da  Assessoria
   Muita emoção marcou o Casamento Social, realizado ontem, em ColÃder, com o enlace de 50 casais. Em sua maioria, pessoas que já moravam juntas e puderam oficializar a união, com cerimônia civil e religiosa.
   Para as mulheres principalmente, poder se vestir de noiva e trocar os votos, com a presença de amigos e familiares, é um sonho realizado. Uma forma de reafirmar o compromisso da união com seu cônjuge. Um dos casais participantes, já morava junto há 40 anos.

O Casamento Social foi uma realização da Prefeitura Municipal, através da secretaria municipal de Assistência Social e CRAS, com apoio da Defensoria Pública, Cartório de 2º OfÃcio , 1ª Igreja Batista e Correios.
 A proposta do casamento comunitário no Brasil surgiu como uma ideia para legalizar a situação dos casais perante a lei que não poderiam pagar as taxas do cartório, um pouco altas para uma boa parte da população.
A lei protege os casais com união por um longo perÃodo de tempo, mas ainda não é tão simples como o casamento em caso de morte, auxÃlio e pensão. Quando o casal se separa ou há falecimento, com uma união de longo prazo, é preciso provar que por diversos trâmites e testemunhas que a união existe. Com os papéis em mãos, fica mais fácil.

A secretária de Assistência Social Ana Tomiyoshi destacou que “foram momentos de muita emoção. Foi gratificante ver a emoção e alegrias dessas pessoas que estão juntas há anos, no entanto, ainda não havia tido a oportunidade de oficializar a união e realizar esse sonhoâ€,

Participaram da cerimônia o prefeito Noboru Tomiyoshi, o vice Massahiro Ono, vereadores, deputados Dilmar Dal Bosco, Nininho, Zé Domingos, Pedro Satélite, secretário de Estados das Cidades Wilson Santos (representando o governador Pedro Taques) e o secretário estadual de Educação Marco Marrafon, o presidente da AMM Neurilan Fraga e outras autoridades públicas do municÃpio.
A cerimônia civil foi presidida pelo Juiz de Paz João Pondé do Vale e a religiosa pelo pastor Vandoi da Silva.








