quarta-feira, 08/01/2025
Banner animado
InícioNotíciasSaúdeSAÚDE PÚBLICA EM MATO GROSSO: Governador Taques diz que situação encontrada...

SAÚDE PÚBLICA EM MATO GROSSO: Governador Taques diz que situação encontrada é caótica

Banner animado

 

Pedro Taques (PDT) reuniu-se nesta segunda-feira com servidores da SES.
Governo anterior não realizou repasses a municípios por 3 meses, afirmou.

Do G1 MT

Taques esteve reunido com secretário e servidores da Saúde. (Foto: Lenine Martins / Secom-MT)
Taques esteve reunido com secretário e servidores
da Saúde. (Foto: Lenine Martins / Secom-MT)

O novo governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PDT), declarou nesta segunda-feira (5) que a situação encontrada por sua equipe de governo nos serviços estaduais de saúde pública é “caótica”. Após reunião com os servidores da Secretaria de estado de Saúde (SES) em Cuiabá, Taques assegurou que o órgão será prioridade em seu governo e que trabalhará imediatamente para corrigir falhas deixadas pelo governo anterior – como três meses de repasses não realizados aos municípios de verbas destinadas à saúde pública nesses locais.

“A situação é caótica. Hospitais regionais funcionando em precárias condições, servidores públicos desmotivados, atraso nos repasses dos meses de outubro, novembro e dezembro para os municípios – o que importa em quase R$ 35 milhões. Temos que resolver isso”, afirmou o governador.

Taques relatou também a inoperância das organizações sociais de saúde (OSS) no atendimento de alguns hospitais estaduais. O governo deverá avaliar caso a caso a possibilidade de permanência das OSS como contratadas para serviços na rede de saúde estadual.

“Nós queremos dizer ao cidadão mato-grossense: a saúde será tratada e está sendo tratada de uma forma diferenciada. Mato Grosso vai mal na questão financeira, é uma questão preocupante, mas a vinda minha aqui [na Secretaria de Saúde], junto com o secretário de Fazenda, é para dar um apoio ao secretário de Saúde e dizer que a Secretaria de Fazenda e o nosso governo darão todo o apoio para que ele possa resolver essa situação”, acrescentou o governador.

Em reunião aberta com os servidores, Taques pediu apoio dos trabalhadores para transformar a qualidade dos serviços públicos da rede estadual de saúde, mas também se comprometeu, ao lado do titular da SES, Marco Aurélio Bertúlio, a melhorar as condições de trabalho dentro das unidades da secretaria – reivindicação expressa pelos profissionais há tempos e na reunião deste segunda-feira.

Bertúlio comentou que uma das metas iniciais é retomar a regularidade dos repasses de verba da saúde aos municípios, não realizados pelo governo de Silval Barbosa (PMDB) nos últimos três meses de mandato.

“A preocupação emergencial é com garantia da credibilidade junto aos municípios e à população usuária. Então, estamos falando de os valores repassados aos municípios terem garantidos os repasses em dia. Paralelamente a isso, vamos fazer pactuação dos valores que estão em atraso para que os municípios possam fazer frente à sua responsabilidade na atenção básica e serviços de média complexidade”, explicou o novo secretário.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes