quarta-feira, 22/01/2025
Banner animado
InícioGeralEconomia Servidores dos Procons Municipais e do Procon Estadual reúnem em capacitação...

Servidores dos Procons Municipais e do Procon Estadual reúnem em capacitação na capital do Estado

Banner animado
 Solange Wollenhaupt | Procon/Sejudh-MT 
Foto por: Assessoria/Procon-MT

25ª Reunião Técnica de Procons, em Cuiabá.        Representantes de Procons Municipais e do Procon Estadual estão em Cuiabá participando da 25ª Reunião Técnica de Procons de Mato Grosso. A capacitação, realizada nesta terça e quarta-feira (20 e 21.02), no Auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT), é promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio do Procon-MT, e tem o objetivo de discutir temas relacionados à proteção e defesa do consumidor e à atuação do órgão fiscalizador no Estado.

                 Durante a abertura, o secretário adjunto de Justiça, Enéas Correa de Figueiredo, e a gerente de Atendimento, Orientação e Conciliação do Procon Estadual, Márcia Santos, destacaram a importância do trabalho integrado entre os Procons para a defesa do consumidor mato-grossense. “As Reuniões Técnicas são essenciais para uniformizar decisões e alinhar procedimentos conjuntos para o atendimento à população, fortalecendo a defesa do consumidor no Estado. No encontro são discutidos os principais problemas que afetam os consumidores, como os serviços essenciais e planos de saúde, por exemplo, e as alterações na legislação consumerista”, explicou o secretário adjunto.         

                         Também para o delegado Antônio Carlos de Araújo, da Delegacia do Consumidor (Decon), a atuação conjunta entre os órgãos é essencial para diminuir as infrações à legislação consumerista e garantir que os direitos dos consumidores sejam cumpridos. “O trabalho do Procon, junto a Decon e Ministério Público, é fundamental para a defesa do consumidor. Trabalhamos de forma integrada para atender a comunidade”, salientou o delegado. Já a agente fiscal do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-MT), Suziane Marchioreto, lembrou do trabalho conjunto desenvolvido pelo Procon e pelo Ipem, especialmente na Rede Consumo Seguro e Saúde de Mato Grosso (RCSS-MT). “Nesta semana estamos realizando a operação ‘Volta às Aulas’, fiscalizando papelarias da Capital. Temos mais oito ações programadas para 2018”, informou a coordenadora da Rede no Estado.

Programação

                     Após a abertura, a capacitação prosseguiu com palestras sobre a “Nova cobertura mínima obrigatória dos planos de saúde” e “Junta médica ou odontológica para dirimir divergências técnico-assistencial sobre procedimento ou evento em saúde”, com os representantes da Agência Nacional de Saúde (ANS), André Malheiros Ribeiro e Alberto Tavares Neto. Após, o assessor jurídico do Procon-MT, Rolf Santiago, falou sobre “Cobertura de seguro habitacional de imóveis financiados”, e o fiscal Rogério Chapadense palestrou sobre o tema “Fiscalização no segmento de ótica e a saúde e segurança do consumidor”.

                       O evento prosseguiu à tarde, com discussões sobre energia elétrica; planos de saúde; prazo para cobrança de dívidas nas relações de consumo; mudanças no Decreto do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC); revisão de automóveis fora da rede autorizada sem perda da garantia; diferenciação de preços em razão do prazo ou instrumento de pagamento; e publicidade enganosa no setor de revenda de combustíveis.

A capacitação continua na quarta-feira (21/02), a partir das 9h, discutindo os temas elaboração do Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2017; modalidade tarifária horária branca (Resolução normativa da Aneel n. 733/2016); e tarifa promocional para os serviços de transporte rodoviário regular interestadual e internacional (Resolução ANTT n. 5.396/2017). À tarde, das 14h às 18h, serão tratados os temas práticas de fiscalização; Estatuto da Pessoa com Deficiência; rotulagem de alimentos; higienização de equipamentos e utensílios utilizados no fornecimento de produtos ou serviços; pagamento de boletos, entre outros.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, no Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h, e no posto do Ganha Tempo do CPA, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes