O dia 28 de fevereiro é considerado o Dia Internacional de Combate às Lesões por  Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados do Trabalho (LER/DORT).
Vale lembrar que, dentre as doenças ocupacionais, a LER/DORT, são as mais freqüentes nas estatÃsticas da Previdência Social, partindo desta informação, muito nos preocupa a falta de notificações sobre o referido agravo,
Segundo o Instituto Nacional de Prevenção de LER/DORT, as doenças relacionadas ao trabalho ainda são a segunda maior causa de afastamento do trabalho no Brasil. Acometem homens e mulheres em idade produtiva e estão na maioria das vezes relacionadas à organização do trabalho, como posturas inadequadas, movimentos repetitivos, e fatores psicológicos.
Estudos têm demonstrado que trabalhadores de diversos ramos de atividades estão expostos a condições de trabalho que propiciam a ocorrência e/ou o agravamento de quadros relacionados a LER/DORT. Essas sÃndromes atingem principalmente os bancários, digitadores, auxiliares de lavanderia, motoristas, músicos, costureiras e outros setores que precisam de computador para realizar o trabalho diário. Foi detectado também, que o sexo feminino está mais predisposto a essas sÃndromes, pois além do trabalho ainda têm afazeres domésticos, aumentando o estresse e a tensão muscular.
Os principais sintomas da doença são: dor, desconforto, fadiga, sensação de peso ou diminuição de força, formigamento, dormência, inchaço, enrijecimento muscular e choques nos membros. Estes são de evolução lenta e insidiosa, o que leva muitos trabalhadores a procurar auxÃlio de um profissional especializado muito tardiamente.
Algumas enfermidades pertencentes ao grupo das LER/DOT são tendinite, bursite, cisto sinovial, sinovite, sÃndrome cervicobraquial, entre outras.
O Cerest Regional Norte está à disposição dos trabalhadores para maiores informações pelo fone 66-3541-2251
Â