
  Da redação Folha de Colider
   Colider foi palco de parte muito importante das comemorações dos 20 anos da Central Única das Favelas(CUFA), ao sediar nos dias 09 e 10 de março um grande   Encontro Nacional da CUFA, oportunidade em que  Anderson Zanovello foi  empossado como novo presidente da CUFA Nacional, em cujo evento que deu inÃcio com a fala do cearense Francisco José Pereira de Lima( Preto Zezé), presidente Global da CUFA, falando sobre a entidade, seguido da entrada do SÃmbolo da instituição, o Anu-Preto, conduzido por Thais e Ângelo e a  formação da mesa pelas seguintes autoridades que prestigiaram o grande acontecimento: Prefeito Municipal de Colider, Noboru Tomiyoshi; o Juiz da Vara do Trabalho, Dr. Mauro Vaz Curvo; Deputado Estadual Alan Cardek, representando o Legislativo Estadual; representando o Legislativo Municipal, a vereadora Dóris Sguizardi; representante da ACIC, Leandro Kessler; Débora Ribeiro, Diretora de Produção da CUFA Colider; representante da CUFA Estado do Mato Grosso Gerlan Melo; Colaborador Júnior Bandeira; Presidente Global da CUFA, Pedro Zézé;  Maria Viana, representando as famÃlias CUFA do paÃs; Eliel Rondon, Presidente da CUFA Vilena: Elaine, representante da CUFA de Peixoto de Azevedo.
                 Anderson ao ser empossado reafirmou seu compromisso de fazer o possÃvel oferecendo o melhor de si  para honrar o cargo a ele confiado, e não se esqueceu daqueles que o apoiaram, incentivaram  para que ele chegasse até ali, convidou ao palco alguns dos amigos, colaboradores e familiares partilhando com eles a alegria daquele momento  bem como a  responsabilidade que terá pela frente. Â
        O prefeito Noboru lembrou em sua fala a passagem do dia da mulher e enalteceu o comprometimento e honestidade peculiares da Mulher. E falou sobre conduta errônea  da nossa sociedade no que se refere a discriminação, onde as pessoas, as vezes são analisadas, julgadas não pelo seu caráter, mas pelo bairro onde moram, e esse comportamento discriminatório, esse paradigma  deve ser quebrado, banido da nossa sociedade. Por outro lado,  mais uma vez Noboru salientou ser Colider uma cidade cuja comunidade   faz  a diferença em relação a parceria, são pessoas com espÃrito voluntário, de participação, o que muito contribui com  a sobrevivência de entidades sociais como CUFA e outras. Ao Anderson o prefeito parabenizou a sua conduta, o cargo conquistado, desejou muito sucesso na gerencia da CUFA Nacional  e colocou a Prefeitura ao seu dispor  para aquilo que for possÃvel. “ Que a CUFA seja instrumento de Deus em Colider, no Brasil e no mundoâ€, concluiu.
    Â
O maior parceiro da CUFA em Colider é o TRT, através do Comitê Multi-institucional de Justiça de Colider, e esse foi representando pelo Juiz da Vara do Trabalho local, Dr. Mauro Vaz Curvo, que em sua fala disse que Anderson é um rapaz que inspira a todos pela sua honestidade,  humildade e seu espÃrito empreendedor. E ao parabeniza-lo pelo cargo assumido reafirmou o compromisso de continuar cada vez mais forte com a parceria. “Anderson Zanovelo assumir a presidência Nacional da CUFA é um acontecimento de grande relevância para todos nós, é mais uma instituição que  eleva  o nome de Colider para todo Brasil e para outros paÃses, a exemplo da Guarda Mirim. Esse é o resultado de um trabalho sério desenvolvido pela CUFA Colider que se destacou a nÃvel nacional, e isso nos deixa muito feliz, orgulhosos,  pois demos a nossa participação por acreditar na capacidade dele de bem gerir a instituiçãoâ€, enfatizou Dr. Mauro     Â
     O evento começou no  dia 9, especÃfico à s lideranças, onde grandes personalidades da entidade se fizeram presentes, como: Celso Athayde, fundador da CUFA, Rio de Janeiro, Junior Torres, do Rio Grande do Sul, Francislei Henrique, atual presidente nacional de Belo Horizonte, Charles Adaga, do Maranhão, Marciele, de Mariana e Pequeno, de Fortaleza. O encontro teve uma extensa programação relacionadas a agenda Cufa/2018, com ações baseadas na missão de proporcionar conhecimento à s favelas e comunidades interioranas brasileiras para que tornem protagonistas de suas próprias histórias, valorizando o melhor que tem e pode oferecer, recebendo seus assistidos formação, orientações no sentido de encontrarem suas próprias respostas e caminhos rumo ao destino de suas vidas. Trabalho esse que vem sendo muito bem feito em Colider por Anderson Zanovelo.
      Â
      Na oportunidade da posse do novo presidente, um breve balando apresentado mostrou ao público presente um pouco das ações da CUFA nos seus 20 anos, com diversos eventos de impacto social no Brasil e no mundo. A CUFA está presente em 412 cidades e 17 paÃses.
       Â
                      ANU PRETO – SÃmbolo da CUFA
                 O Anu-Preto é um pássaro presente em todo o Brasil, encontrado em pastagens, campos, jardins, entre outras áreas abertas. Durante o perÃodo colonial, os portugueses e espanhóis usavam este nome para insultar os escravos e as pessoas de pele muito negra. O tempo foi se tornando aliado do preconceito contra esse pássaro, bem como contra os negros, fazendo com que a ave fosse culturalmente odiada pela população. A ave se transformou oficialmente no sÃmbolo do agouro. A CUFA, mantendo a sua posição de quebrar os paradigmas, sobretudo os aplicados contra a população já estigmatizada, escolheu o pássaro Anu como o seu maior sÃmbolo, a fim de fortalecer a cultura negra.
Â





























