
Assessoria | PolÃcia Civil – AC
 Â
     A Delegacia Especializada no Combate a Roubos e Extorsões da PolÃcia Civil (Decore) prendeu na manhã desta quinta-feira, 22, quatro criminosos que agiam no arrombamento de caixas eletrônicos no Acre e em pelo menos outros quatro estados brasileiros. A ação policial ocorreu no Ramal do Panorama, região do São Francisco. Os
bandidos reagiram e houve troca de tiros.
     Â
“Trata-se de uma quadrilha especializada em arrombamentos e explosões de caixas eletrônicos. Eles explodiram o caixa de um supermercado no ano passado e na época nós conseguimos identificar três integrantes dessa quadrilha, representamos pela prisão de todos eles e nós tomamos conhecimento que outros seis integrantes estariam aqui no Acre para praticar novos crimes. E hoje nós impedimos que esses indivÃduos praticassem novos crimesâ€, explicou o delegado da Decore, Sérgio Lopes.
   Â
   Lopes completou ainda que as investigações apontam que provavelmente eles também foram responsáveis pela explosão dos caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil na Estação Experimental. Agora, a PolÃcia Civil segue na coleta de provas e depoimentos para elucidar esse caso.
       A Divisão de Investigações Criminais (DIC) manteve contato com a PolÃcia Civil do Estado do Mato Grosso, via Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), que informou que todos têm antecedentes criminais por roubo e furto a bancos. Um dos criminosos, Caio Felipe Dias de Almeida, responde a 12 inquéritos policiais da mesma natureza naquele estado.
Todos integrantes da quadrilha respondem a crimes no Mato Grosso, EspÃrito Santo, Pará, Rondônia. Agora, serão indiciados no Estado do Acre por organização criminosa e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Presos:Â Adriano Leite do Nascimento;Â Kerlon Cristian Souza dos Santos;Â Elias Raygo Morais de Lima;Â Caio Felipe Dias de Almeida.Â
Segundo a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) da PolÃcia Civil de Mato Grosso, alguns dos presos já foram investigados em anos anteriores pela unidade, nas operações Contrasenha e Implosão, quando foram desarticuladas quadrilhas envolvidas em roubos, furtos e arrombamentos de caixas eletrônicos.Â
Ordem veio de dentro do presÃdio de MT
Segundo a investigação, as ordens para os furtos e arrombamentos de caixas eletrônicos no Acre partiram de dentro do maior presÃdio do Mato Grosso. João Luiz Baranoski, que cumpre pena na unidade após ser preso em Cuiabá, seria o chefe do grupo.
“São pessoas de alto poder lesivo que o Mato Grosso e o Estado do Acre agora comemoram essas prisõesâ€, disse o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias.
Baranoski é um velho conhecido das polÃcias acreanas. Em dezembro de 2009, ele participou do assalto ao Banco do Brasil em Feijó e foi preso no ano seguinte em Rondônia.







