sexta-feira, 22/11/2024
Banner animado
InícioGeralOpiniãoLula preso, é hora de voltar à rotina

Lula preso, é hora de voltar à rotina

Banner animado
Imagem ilustrativa / reprodução web

           Resultado de imagem para voltando a rotina    Que o rito empregado pelo juiz Sérgio Moro para a prisão do ex-presidente Lula não foi o melhor, é inegável. Apesar de ter terminado bem, um formato mais simplório de arresto teria economizado a vigília de mais de 48 horas, evitado o discurso vitimista e incendiário do condenado e a irresponsável pregação da desobediência civil praticada pelos seus seguidores, alguns deles detentores de foro privilegiado. Concluída a operação, é hora de voltar à rotina do dia-a-dia. O reeducando a cumprir sua pena e ter garantidos todos os direitos de recorrer, para o que dispõe de famosos e caros advogados, entre os quais um ex-presidente do Supremo Tribunal Federal. E as autoridades – cada qual na sua área de atribuição – têm de cumprir o seu dever imposto pelas respectivas investiduras.

                Toda tentativa de desobediência civil tem de ser prontamente rechaçada em nome da própria democracia. O povo não pode e nem deve ser insuflado ao enfrentamento e os que tentam fazê-lo têm de ser contidos e responder judicialmente pelos seus atos. Por mais sedutora que seja a tese de defesa do ex-presidente, para ter-lhe algum proveito, ela deve ter o condão de convencer as cortes de apelação. Será impróprio se forem dirigidas à população que, mesmo indignada, não tem credenciais para analisar os fatos e, muito menos, meios para realizar algo em benefício do detento. Para o bem geral da nação e da democracia, em vez de chamado à revolução, o povo deve ser estimulado à manutenção da ordem. E se assim não ocorrer, as autoridades constituídas precisam ter a coragem de agir.

                Lula não é o primeiro chefe de Estado a ser preso na atualidade. Na Coréia do Sul, a presidente foi afastada, presa imediatamente e agora condenada a 24 anos. O mesmo ocorre na África do Sul e até no vizinho Peru, sem que isso represente o caos nacional. Em vez de incendiar o país, os que querem o bem do ex-presidente deveriam torcer para a manutenção da paz e das condições para que ele, através dos seus defensores, produzam boas defesas no sentido de safar-se da pena já imposta e daquelas que poderão advir dos outros sete processos a que responde nas varas federais de Curitiba e Brasília. O Brasil, e o próprio Lula, precisam mais de bombeiros do que de incendiários…

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)

aspomilpm@terra.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes