Um britânico de 44 anos, que nasceu sem pênis, recebeu um implante de “pênis biônicoâ€. Wardle nasceu com um defeito congênito conhecido com extrofia vesical de bexiga, problema que atinge a uretra e a bexiga, que fica exposta para fora do abdômen. Ele foi submetido a uma cirurgia chamada faloplastia peniana – geralmente utilizada para aumentar o tamanho do pênis. A operação de Andrew Wardle foi feita pela equipe do urologista David Ralph, especialista em reconstrução genital.
Andrew recebeu o implante de pênis na última sexta-feira no Hospital Universitário da Universidade de Londres. Depois de passar pela cirurgia, ele disse estar satisfeito e animado para o futuro. 250 mil reais A cirurgia custou 50 mil libras, ou 250 mil reais.
O ‘pênis biônico’, nome dado por Wardle, foi criado a partir da pele, músculos e nervos do braço esquerdo e da veia da perna direita.
A pele do antebraço e uma veia na perna foram enrolados no formato de pênis.
Dentro do pênis há um implante peniano que bombeia o fluido salino para dentro do cilindro e faz com que o pênis fique ereto para o ato sexual. (veja ilustração abaixo)
História dura
Por causa da extrofia vesical de bexiga, a uretra e genitália de Wardle não se formaram completamente.
Para corrigir o defeito congênito, ele passou por 15 cirurgias, uma delas para criar uma abertura artificial que serviria de tubo urinário.
O drama de Wardle afetou outros aspectos da sua vida. A mãe o deu para a adoção ainda bebê, mas ele só foi adotado 18 anos depois.
Seu raro defeito de nascença levou Andrew a tentar o suicÃdio, mas em 2012 ele recebeu esperança depois de ser encaminhado a Dan Wood, um urologista consultor da UCLH em Londres, que lhe deu uma nova expectativa.