quinta-feira, 21/11/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioProjeção para janeiro é de queda nos preços do leite

Projeção para janeiro é de queda nos preços do leite

Banner animado
COLIMEL
 imagem ilustrativa web
                   Os preços de referência do leite consolidado do mês de dezembro e a previsão para janeiro foram homologados nesta terça-feira (20.01), na primeira reunião do Conselho Estadual do Leite (Conseleite-RS) em 2015, realizada na sede da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (FARSUL). A projeção para janeiro é de baixa nos preços.

Para este mês, o preço de referência projetado do leite é de R$ 0,7267, o litro, o que demonstra queda em relação aos valores consolidados de dezembro. O valor final do leite no último mês foi de R$ 0,7519, o litro. Os números são obtidos após estudos elaborados pela UPF – Universidade de Passo Fundo, tendo como base o leite padrão (Base Instrução Normativa 51 do Ministério da Agricultura).

Para o presidente do Conseleite-RS e diretor Financeiro da FARSUL, Jorge Rodrigues, a projeção de baixa é uma situação comum nessa época do ano. “Em função das férias escolares, há uma mudança nos hábitos alimentares das pessoas, que consomem outros produtos. É uma situação sazonal, mas recorrente. Logo após o carnaval, com o retorno das aulas, os hábitos dos cidadãos se restabelecem”, explica Rodrigues. A aposta é de recuperação dos preços a partir de fevereiro.

Além disso, as condições meteorológicas nos estados do Centro-Oeste e em Minas Gerais também devem ser favoráveis para a retomada de valores. “Está havendo variação climática, calor excessivo e falta de chuvas no Centro-Oeste, o que deve resultar em menor produção nesses estados. Isso acaba sendo positivo para os gaúchos, pois deve haver melhora de mercado onde concorremos com eles, principalmente Rio de Janeiro e São Paulo”, afirma.

O Conseleite-RS é um órgão paritário formado pelas indústrias, através do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS), e pelos produtores de leite, representados pela FARSUL, Fetag, Fecoagro, Gadolando e Associação dos Criadores de Jersey. Nove empresas participaram da formação do preço de referência deste mês: Cosuel/Dália, Cosulati, LBR, Languiru/Coolan, Mumu/Vonpar, Piá, CCGL e Santa Clara.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes