quinta-feira, 23/01/2025
Banner animado
InícioGeralEconomiaAMM e Sicredi formalizam parceria para fomentar cooperativismo de crédito nos municípios

AMM e Sicredi formalizam parceria para fomentar cooperativismo de crédito nos municípios

Banner animado
Fonte:Agência de Notícias da AMM com informações do Sicredi

    Os municípios poderão contar com mais uma alternativa para efetuar as operações financeiras locais e a gestão dos recursos públicos. A Lei Complementar (LC) 161/2018, publicada em janeiro deste ano e regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em abril, permite às cooperativas de crédito receber depósitos de prefeituras, órgãos e entidades/empresas controladas pelos municípios. A nova norma foi bem recebida pelos gestores, considerando que muitos municípios mato-grossenses ainda não são atendidos por bancos oficiais e essa realidade é verificada principalmente nas pequenas cidades.

                 Para fomentar o cooperativismo de crédito nos municípios, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, Neurilan Fraga, e o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof, assinaram um protocolo de intenções nesta segunda-feira (20), na sede da AMM. O acordo prevê iniciativas para ambas as partes, com o intuito de promover o cooperativismo de crédito junto às pessoas jurídicas de direito público, valorizando a atuação regional das cooperativas e permitindo que as prefeituras atuem no apoio ao cooperativismo de crédito, bem como os servidores públicos municipais.

                      O presidente da AMM, Neurilan Fraga, disse que mais de 20 municípios mato-grossenses não possuem agências nem postos bancários. Dessa forma, toda operação financeira tem que ser realizada em cidades vizinhas, muitas localizados a mais de 100 quilômetros de distância, dificultando o desenvolvimento local e afetando diretamente servidores, aposentados, entre outros. “A nossa expectativa é que com a vigência dessa nova lei, as prefeituras passarão a ser melhor atendidas e terão mais alternativas, pois poderão contar com instituições financeiras locais. Pedimos aos prefeitos que procurem as agências do Sicredi e esclareçam as dúvidas sobre os serviços para que possam formalizar a adesão”, assinalou.

              Fraga ressaltou, ainda, que o Sicredi também tem o compromisso de contribuir com o desenvolvimento econômico local, levando programas para as cidades, além de oferecer apoio a agroindústrias e capacitações, ajudando pequenos empresários rurais e urbanos.

                O presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof, disse que o objetivo da parceria é promover o desenvolvimento dos municípios, pois o compromisso firmado com a  AMM viabilizará a abertura de agências em cidades pequenas. “Esse movimento vai ajudar na inclusão e no desenvolvimento de comunidades mais carentes. Vai fazer a diferença”, destacou. Segundo Spenthof, o Sicredi está presente em 109 cidades mato-grossenses, com um total de 138 agências. Além disso,  em 33 cidades do estado o Sicredi é a única instituição financeira presente para atender a população.

                 O Protocolo de Intenções firmado nesta segunda-feira vale por tempo indeterminado. A expectativa é que a partir de agora, com os recursos das prefeituras depositados nas cooperativas do Sicredi, o dinheiro ficará na região, o que beneficiará diretamente o município e contribuirá para o desenvolvimento local.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes