Fonte:Agência de NotÃcias da AMM com informações do Sicredi
  Os municÃpios poderão contar com mais uma alternativa para efetuar as operações financeiras locais e a gestão dos recursos públicos. A Lei Complementar (LC) 161/2018, publicada em janeiro deste ano e regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em abril, permite à s cooperativas de crédito receber depósitos de prefeituras, órgãos e entidades/empresas controladas pelos municÃpios. A nova norma foi bem recebida pelos gestores, considerando que muitos municÃpios mato-grossenses ainda não são atendidos por bancos oficiais e essa realidade é verificada principalmente nas pequenas cidades.
         Para fomentar o cooperativismo de crédito nos municÃpios, o presidente da Associação Mato-grossense dos MunicÃpios – AMM, Neurilan Fraga, e o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof, assinaram um protocolo de intenções nesta segunda-feira (20), na sede da AMM. O acordo prevê iniciativas para ambas as partes, com o intuito de promover o cooperativismo de crédito junto à s pessoas jurÃdicas de direito público, valorizando a atuação regional das cooperativas e permitindo que as prefeituras atuem no apoio ao cooperativismo de crédito, bem como os servidores públicos municipais.
           O presidente da AMM, Neurilan Fraga, disse que mais de 20 municÃpios mato-grossenses não possuem agências nem postos bancários. Dessa forma, toda operação financeira tem que ser realizada em cidades vizinhas, muitas localizados a mais de 100 quilômetros de distância, dificultando o desenvolvimento local e afetando diretamente servidores, aposentados, entre outros. “A nossa expectativa é que com a vigência dessa nova lei, as prefeituras passarão a ser melhor atendidas e terão mais alternativas, pois poderão contar com instituições financeiras locais. Pedimos aos prefeitos que procurem as agências do Sicredi e esclareçam as dúvidas sobre os serviços para que possam formalizar a adesãoâ€, assinalou.
       Fraga ressaltou, ainda, que o Sicredi também tem o compromisso de contribuir com o desenvolvimento econômico local, levando programas para as cidades, além de oferecer apoio a agroindústrias e capacitações, ajudando pequenos empresários rurais e urbanos.
        O presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof, disse que o objetivo da parceria é promover o desenvolvimento dos municÃpios, pois o compromisso firmado com a AMM viabilizará a abertura de agências em cidades pequenas. “Esse movimento vai ajudar na inclusão e no desenvolvimento de comunidades mais carentes. Vai fazer a diferençaâ€, destacou. Segundo Spenthof, o Sicredi está presente em 109 cidades mato-grossenses, com um total de 138 agências. Além disso, em 33 cidades do estado o Sicredi é a única instituição financeira presente para atender a população.
         O Protocolo de Intenções firmado nesta segunda-feira vale por tempo indeterminado. A expectativa é que a partir de agora, com os recursos das prefeituras depositados nas cooperativas do Sicredi, o dinheiro ficará na região, o que beneficiará diretamente o municÃpio e contribuirá para o desenvolvimento local.