Novo primeiro-ministro da Grécia teria pedido que não haja juramento sobre a BÃblia, para tomar posse
Polêmica – O juramento é parte da tradição do paÃs. Após algumas orações feitas pelo arcebispo de Atenas, o primeiro-ministro eleito tem que fazer uma promessa oficial, com a mão sobre a BÃblia.
Porém este fator de identificação seria suficiente para superar outras diferenças, como as opiniões opostas dos partidos com relação à polÃtica de imigração do paÃs, por exemplo?
Outro ponto é que Tsipras teria pedido que não houvesse o tão conhecido juramento sobre a BÃblia, antes da cerimônia oficial de posse.
A solicitação do novo primeiro-ministro causa estranheza em um paÃs conhecido pelo grande número de cidadãos que confessem a fé cristã (ortodoxa ou não).
Caso este pedido seja atendido, a cerimônia oficial da nomeação de Alexis será a primeira sem a realização do momento simbólico.
Segundo a tradição, antes de tomar posse oficialmente, o primeiro-ministro é empossado dentro da mansão presidencial pelo arcebispo de Atenas. Após o sacerdote proferir algumas orações, o então candidato eleito coloca a mão sobre a BÃblia, posicionada entre duas velas acesas e diz: “Eu juro para salvaguardar a Constituição e as leis e para servir o interesse geral do povo grego.”
Após isto, o arcebispo ainda recita mais algumas bênçãos e os que participam da cerimônia fazem o sinal da cruz três vezes.
Postada Por JL Pindado Verdugo