Imagens reprodução internet
     A notÃcia do ouro fácil se espalhou como pólvora, e grande número de pessoas e maquinários estão no local promovendo a extração do minério, e os comentários   é que tem gente  até deixando suas funções e empregos e seguindo rumo a Aripuanã em busca do ouro
MPE-MT
     O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça de Aripuanã (1.200 km de Cuiabá) oficiará o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), a Secretaria de Segurança Pública (SESP), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e demais órgãos competentes, para realizarem a fiscalização e a repressão da extração ilegal de minério que está sendo feita por populares na Fazenda Dardanellos (MT-208), na zona rural de Aripuanã.
     Assim que foi informado da situação, o promotor de Justiça Carlos Frederico instaurou NotÃcia de Fato promovendo as primeiras diligências. Por se tratar de irregularidades decorrentes da atividade de mineração, bem da União, o MPE declinou da atribuição ao Ministério Público Federal (MPF).
A informação é de que maquinários e pessoas estão no local promovendo a extração dos minérios, inclusive, dezenas de populares estão deixando suas funções e empregos em busca do ouro, em tese, existente nas terras da Fazenda Dardanellos. Estima-se que mais de 2 mil pessoas estejam atuando na mineração.Â
     Nas redes sociais (facebook e whatsapp) estão circulando fotos e vÃdeos de pessoas mostrando pedras douradas, supostamente retiradas do garimpo irregular, o que tem aumentado a cada dia o número de pessoas no local.
      Há cerca de uma semana as informações começaram a ser divulgadas, promovendo uma verdadeira corrida em busca do ouro. Pelas imagens divulgadas é possÃvel verificar que enormes valas e buracos já foram escavadas nos paredões. O trabalho está sendo realizado de forma artesanal e até mesmo com a ajuda de algumas máquinas. Acampamentos improvisados também já foram montados para abrigar os garimpeiros que chegam todos os dias à fazenda.