COLIDER: vereadores aprovam projeto de lei que autoriza Prefeitura a repassar recursos à Unemat para implantação de curso de Direito

    92
    0
    Google search engine
    Da Assessoria
    UNEMAT COLIDER DIRETOR

          Por unanimidade, os vereadores aprovaram na sessão desta segunda-feira (05.11) o projeto de lei de autoria da Prefeitura de Colíder que autoriza o executivo a firmar parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) para o repasse à instituição de R$ 70 mil destinados à implantação do curso de Direito na cidade.

           O líder do governo municipal na Câmara, Zé Moreira (PSD), informa que a implantação do curso em Colíder ainda depende de deliberação e aprovação do Conselho Universitário (Consuni) da Unemat. “Mas com a sinalização de Colíder na parceria, a gente acredita que este projeto será aprovado por este conselho durante a próxima reunião”, comenta o vereador.

          A contribuição da Prefeitura de Colíder é destinada para custeio de material de consumo e bibliografia. “Esse é o nosso papel, dos vereadores, do prefeito. Nós, da classe política, precisamos olhar de maneira mais atenta parta as pessoas que gostariam de fazer o curso de Direito e que não tem condições financeiras para isso. E essa iniciativa atende a um anseio da população de Colíder”, avalia Zé Moreira.

    APOIO

          O diretor político-pedagógico e financeiro do Campus Universitário do Vale do Teles Pires da Unemat, em Colíder, Ralf Hermes Siebiger, destaca que é importante que a Câmara e a Prefeitura apoiem a implantação de mais um curso superior no município. “O custo total do nosso curso de Direito é de 960 mil reais, para cinco anos. E dentro desse valor nós temos essa contrapartida de setenta mil reais da Prefeitura”.

           O presidente da Câmara, Rica Matos (PSD), diz que a parceria da Prefeitura com a Unemat vai garantir o acesso gratuito dos moradores com menor poder aquisitivo ao curso de Direito. “Essa é a função da universidade pública. E o curso de Direito da Unemat é de qualidade e é um dos mais concorridos em Mato Grosso. Essa é mais uma oportunidade que a Câmara, os vereadores e a Prefeitura estão oferecendo para o cidadão de Colíder”, relata.

          Caso o Consuni aprove o curso, o dinheiro, de acordo com o projeto de lei, será repassado pelo governo municipal à Unemat em duas parcelas semestrais, em agosto e setembro de 2019, no valor de R$ 35 mil cada.

    Â