A cidade de Madrid vai renovar 225.000 pontos de iluminação pública para lâmpadas mais eficientes, naquele que será o maior projecto de iluminação sustentável do mundo. Segundo o site de ambiente da União Europeia, a capital espanhola vai recorrer à Philips para renovar 100% da sua iluminação pública, um projecto complexo e que será, paralelamente, a maior renovação de sempre da cidade.
          “Esta será a maior renovação tecnológica de sempre em Madrid. A mudança irá reduzir o consumo de energia da cidade através de lâmpadas energeticamente eficientesâ€, explicou Ana Botella, presidente da Câmara madridista.
          De acordo com Botella, a nova iluminação irá ainda estender o tempo de vida destes equipamentos municipais e controlar a poluição ligeira, ao permitir regular a intensidade da luz para situações em que ela é realmente necessária. “A instalação da nova iluminação permite-nos fazer progressos significativos no sentido de nos tornarmos uma cidade inteligente, mais sustentável e, assim, com maior qualidade de vidaâ€, continuou.
           Com esta renovação, a cidade pretende reduzir o consumo de energia da iluminação pública em 44%. O novo projecto irá ainda permitir que os urbanistas regulem a quantidade e duração da iluminação, com base nas necessidades das populações.
Ainda de acordo com a União Europeia, a Philips irá financiar todo o projecto, sem custos adcicionais para os cidadãos de Madrid. Todas as lâmpadas e candeeiros substituÃdos serão reciclados pela Ambilamp.
greensavers.sapo.pt