A operação de hoje ocorre na Ala 11 do Aeroporto Internacional Galeão-Tom Jobim, (Galeão), na zona norte do estado. “Desta forma, serão conduzidas avaliações especÃficas de ambas as aeronaves para determinar um envelope seguro contendo velocidade, altitude e configurações especÃficasâ€, diz a FAB, em nota.
     Nos ensaios de voo dessa primeira fase de certificação, não há transferência de combustÃvel o avião tanque para o helicóptero, sendo realizados apenas “contatos secos”. Provas com as “conexões molhadas” só vão ocorrerna segunda fase do programa, no próximo ano.
     As provas são coordenadas pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), que participa com duas de suas unidades: o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), organização militar que atua na certificação de sistemas de gestão da qualidade, e o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), que desde 2014 vem atuando nas previsões teóricas e preparo da campanha.
       Como parte dos preparativos para certificação, aproximadamente 10 militares que fazem parte da operação fizeram intercâmbio na United States Air Force (USAF). “Foi uma oportunidade de verificar quais os procedimentos são aplicáveis para nossa aeronave e elevar o nÃvel de segurança dos ensaiosâ€, disseo Tenente LuÃs Gustavo Leandro de Paula, engenheiro de ensaio em voo do instituto.
      Em cumprimento ao contrato do projeto H-XBR, uma equipagem de ensaios da empresa Airbus Helicopters virá ao Brasil para apoiar na conclusão do processo de certificação, por meio de ensaio em voo com conexão molhada (transferência de combustÃvel) e para realizar treinamento dos pilotos da FAB, que futuramente irão operar o H-36 Caracal.