A informação da  PolÃcia Rodoviária Federal é que  até o momento não há  previsão de liberação da BR-163, bloqueada  pelos indÃgenas desde sexta-feira(30), entre Santa Helena e Itaúba, KM 943, próximo a PRF, mas   foi negociada  hoje a liberação parcial, do trânsito até as 13:hs, a partir de então, sem solução para suas reivindicações,  volta o bloqueio.
                  Os IndÃgenas de várias etnias iniciaram na terça-feira (27) um protesto em frente ao DISEI KAIAPÓS, em Colider, pedindo a exoneração da coordenadora do Distrito Especial de Saúde IndÃgena (Dsei-Colider), sob a alegação de que ela está deixando a desejar no desenvolvimento  de suas ações, e enquanto isso as 15 aldeias indÃgenas sofrem os mais diversos tipos de carências, principalmente voltado para o atendimento a saúde daquela população para qual falta até os medicamentos básicos.
                 Sem resposta para suas reivindicações decidiram pelo bloqueio da BR-163, entre Santa Helena e Itaúba, KM 943, próximo a PRF, onde estão irredutÃveis  várias tribos, como: Terenas, Guarani, Kayapó e Guajajara protestando em prol os seus direitos.
             Porém, a situação é calamitosa, lastimável, o ato vem gerando um enorme transtorno no trânsito, formando fila gigantesca de veÃculos na rodovia, muitos com  cargas de produtos perecÃveis; veÃculos com pessoas doentes (ambulâncias), pessoas em viagem de urgência, etc. Da Redação